BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Por que fazer a inspeção veicular de seu carro?

Compartilhe:

A inspeção veicular regular é importante para qualquer automóvel, porém a maioria dos brasileiros deixam esse ponto para trás e deixam de prevenir possíveis falhas no seu veículo. Poucos sabem dos seus reais benefícios e da importância da manutenção e principalmente segurança para que o carro continue andando em boas condições.

É um pouco diferente da vistoria, que também é obrigatória em casos específicos. A inspeção veicular vai além de uma análise e sim de um checkup completo em todas as partes mecânicas, como suspensão, troca de óleo, pneus e mais itens de extrema importância. Separamos alguns tópicos para que você possa ficar atento e saber como fazer uma inspeção veicular regular.

Entenda o que é a inspeção veicular

Está prevista na Lei do Código de Trânsito Brasileiro desde 1997 e foi criada com a intenção de garantir que todos os veículos estejam dentro das normas de segurança ambiental exigida. Porém as orientações dadas por órgãos como o Detran ainda são bastante precárias e ao invés de prevenir problemas futuros, acaba deixando de observar pequenos detalhes e fazer o reparo antes de uma quebra.

A sua importância

São vários os benefícios obtidos com uma inspeção veicular regular. Dentre alguns deles, reduzir os acidentes causados por automóveis ocasionados pela sua má conservação e poucos cuidados, além da melhoria da qualidade de vida. Assim o ambiente fica menos poluído e todos ganham, inclusive os pedestres.

Não veja como uma taxa a mais por ser desembolsada, e sim pense nos benefícios. Com o passar do tempo a inspeção resulta em descontos no custo de manutenção e também de consumo com combustível. Todo mundo quer manter as peças do carro bem conservadas pelo maior tempo possível.

Detalhes de como é feita a inspeção veicular

Toda a inspeção veicular precisará ter pelo menos duas partes. Técnica e ambiental. Quanto a parte técnica, deverá seguir todas as recomendações do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), e também as preservações que devem ser seguidas quanto ao Meio Ambiente. A responsabilidade de inspeção condiz ao órgão do DETRAN de cada estado, sendo assim podendo variar de acordo com cada federação.

inspeção veicular

A parte da segurança é a mais importante durante a inspeção. Para início, será conferido todos os dados de identificação do seu veículo, como a cor, número do chassi, ano de fabricação e o modelo referido. Em seguida será considerado o estado do carro e se será necessário mudar alguma peça ou detalhe para manter ou melhorar o rendimento.

Detalhes da inspeção ambiental

Logo após a inspeção veicular geral de todo o seu automóvel, precisa ser feito os detalhes que garantem que o carro rode dentro das condições ambientais. Tem como principal intenção evitar a poluição e ruídos do carro. A sua regulamentação é feita de acordo com as normas atuais do CONTRAN, ocorrendo através de algumas etapas que serão avaliadas.

Qualquer ruído detectado deve ser reparado. Isso inclui a quantidade de tubos que sai do escapamento, rotação máxima, além da localização do motor e dianteira ou traseira. O microfone será colocado a uma distância que possa detectar de onde vem o ruído na combustão.

Cada quanto tempo deve ser feita a inspeção?

Desde 2017 o CONTRAN definiu e atualizou algumas normas quanto aos detalhes que devem ser observados de acordo com cada categoria e modelo. Veja abaixo quais são elas:

  • Cada 2 anos é necessário que seja registrado o seu veículo. Esse é um pré-requisito para licenciamento;
  • Cada 6 meses é preciso fazer a vistoria de um transporte escolar, motocicletas utilizadas para motos e táxis;
  • Transportes rodoviários internacionais precisam de pelo menos 1 vistoria anual

A inspeção veicular não deve ser vista apenas como mais uma obrigação do condutor. Sim como uma forma de prevenir acidentes e preservar o bom estado do seu veículo.

Conclusão

Gostaram das informações pessoal? Espero que de tudo certo na sua próxima inspeção veicular.

Sugestoes e novas dicas podem deixar nos comentários.

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *