Porque a pele do rosto fica manchada

As manchas de pele fazem parte dos principais motivos que levam as pessoas a consultar um dermatologista. A pele é o maior órgão do corpo humano e possui grande importância, afinal, é a responsável por proteger o corpo de fatores externos que comprometem a saúde humana. 

De fato, não é nada legal perceber que o rosto está apresentando manchas estranhas de repente. No entanto, existem diversos fatores que podem estar levando ao surgimento de manchas no rosto, desde a exposição excessiva aos raios solares e até mesmo problemas de saúde.

O que são manchas escuras no rosto? 

rosto manchado

O melasma é um dos tipos de manchas mais comuns e se caracteriza pelo aparecimento de manchas escuras em diversas partes do rosto, especialmente nas laterais da face. Essa condição está ligada a desequilíbrio hormonal e pode piorar sem tratamento adequado. 

 

Além do melasma, existem outros tipos de manchas do grupo de hipercromias que são divididas dependendo de suas características, como sardas, manchas de sol, hipercromia pós-inflamação e câncer de pele.

 

Como tirar manchas do rosto? 

 

As manchas faciais são lesões dermatológicas que causam desconforto estético por a pele não apresentar um aspecto uniforme, levando as pessoas a buscarem por alternativas para removê-las o mais rápido possível e devolver o tom por igual a toda face.

 

Portanto, o aparecimento dessas lesões precisa de atenção para identificar a causa e determinar os cuidados necessários, pois nem sempre se trata apenas de uma questão estética. As manchas e pintas precisam ser investigadas para determinar se o causador é um fator externo ou interno.

 

Em geral, o tratamento para manchas depende da intensidade e em casos mais específicos são receitados ácidos e produtos com componentes que precisam de atenção redobrada e que não são encontrados em farmácia.

Tratamentos para clarear manchas do rosto

 

Hoje em dia existem tratamentos que possibilitam recuperar a pele e reduzir as manchas, devolvendo a autoestima e facilitando a recuperação da uniformidade do tom. No entanto, é importante lembrar que esses tratamentos são recomendados para casos em que outros tratamentos não apresentaram melhora.

Peeling

 

O Peeling é um dos métodos mais utilizados para clarear as manchas da pele e possui duas versões bastante populares: peeling químico e peeling de cristal. O tratamento faz uso de hidróxido de alumínio ou ácido glicólico para promover uma limpeza da camada externa da pele, a fim de remover manchas de sol ou acne e aumentar o colágeno.

 

Luz pulsada

 

A luz pulsada tem sido uma das alternativas mais populares pois promove um tratamento eficaz e promove resultados rápidos. A aplicação da luz ajuda a remover olheiras e manchas mais difíceis de serem tratadas apenas com o uso de cremes. 

 

Fototerapia

 

Semelhante ao tratamento de luz pulsada, a fototerapia tem o objetivo de clarear manchas de pele causadas por raios solares. A aplicação é feita para estimular a produção de colágeno.

Como evitar manchas no rosto

 

Para evitar o aparecimento de novas manchas é preciso ter atenção dobrada e buscar manter cuidados na rotina, principalmente em relação à exposição ao sol.

 

  • Evite espremer cravos e espinhas, principalmente espinhas internas;
  • Não fique exposto ao sol sem fazer uso de protetor solar;
  • Não substitua o uso de produtos com componentes recomendado por receitas caseiras com limão ou vinagre aplicados na pele;

 

A principal recomendação em casos de manchas de pele é consultar um dermatologista para que seja feita uma análise mais completa do caso. Além disso, é importante em hipótese alguma fazer a aplicação de ácidos em casa, pois pode causar queimaduras e problemas irreversíveis.

 

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *