BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Quais brincadeiras são mais recomendadas para pais brincarem com bebês

Compartilhe:

Muitas pessoas pensam, de forma errônea, que os bebês não precisam brincar. Porém, isto é um erro, visto que a brincadeira não é apenas uma forma de diversão, mas também um método de descoberta do mundo. As brincadeiras proporcionam que as crianças, de todas as faixas etárias, se relacionem com o mundo e o descubram, de sua própria forma. E, como pode-se perceber, isto é especialmente necessário para os bebês, que precisam se desenvolver.

Os pais têm o papel, nesta primeira fase da vida, de estimularem a criança, por meio de brincadeiras. Porém, muitos não sabem quais são as brincadeiras adequadas para os bebês, e, por isto, acabam nem mesmo as fazendo. Assim, como mencionado, isto pode fazer muita falta na vida do bebê, que precisa desse estímulo para crescer saudável e desenvolvido.

No primeiro ano de vida da criança é quando ocorre o maior desenvolvimento, visto que ela terá contato com o mundo e começará a desenvolver suas percepções. Como esta é uma época de muito aprendizado e descoberta, é preciso que os pais proporcionem brincadeiras que irão beneficiar este propósito. Mesmo a forma mais simples de interação com o bebê é válida, e por isto os pais podem investir em caretas, brincadeiras com a voz e outras que envolvem pular, dançar, etc. Abaixo, saiba mais sobre.

Quais as melhores brincadeiras para bebês?

brincadeiras para bebes

Nesta primeira fase da criança, até as brincadeiras mais simples são válidas. O bebê irá começar a desenvolver o seu tato, visão, olfato, dentre outros sentidos. E, para facilitar, as crianças, nesta etapa, se divertem com brincadeiras mais simples e fáceis. Ou seja, não se preocupe! Confira algumas brincadeiras que irão proporcionar o desenvolvimento do seu bebê:

Caretas

Todos os pais devem estar muito acostumados a fazerem caretas para os seus bebês, para que eles possam rir. E, sabia que esta é uma ótima brincadeira? Os bebês amam expressões faciais diferentes, e principalmente gostam de observar a boca, olhos e mãos fazendo movimentos. Então, esta é uma forma incrível de entreter a criança e ainda assim ensiná-la expressões faciais. Mostre como é uma expressão triste, feliz, assustada, engraçada, dentre outras.

Imitando sons de animais

Imitar sons de animais com os bebês é uma ótima ideia, pois, esta brincadeira diverte a maioria deles. Além disso, o bebê irá começar a aprender quais são os sons dos principais animais, e a diferenciá-los. Comece pelos sons mais simples e comuns, como de cães, gatos e vaca. Depois, passe pelos sons mais diferentes, como de pássaros. E, assim, alterne entre os sons para que o bebê consiga determinar uma diferença entre eles.

Esconde-esconde

Esta é a clássica brincadeira de ” Sumiu, achou!”. E, é muito simples de fazer. Esconda o seu rosto com as mãos ou com um pano, bem em frente a criança, e a ensine a brincadeira. Com o tempo, o bebê vai entender que sumir não é necessariamente desaparecer, o que é um aprendizado incrível. Também, ele irá reconhecer o seu rosto, e ficará muito feliz todas as vezes que o achar novamente. Caso o bebê não fique irritado, experimente esconder também o rosto dele.

Teatro de bonecos

O boneco é um excelente brinquedo educativo. Você pode usar bonecos ou mesmo fantoches para fazer um pequeno teatro para o seu pequeno. Você pode criar histórias simples ou até mesmo usar os bonecos para conversar com o bebê, estimulando-o a comer, tomar banho, dentre outras coisas. Faça sons, vozes diferentes e converse com o bebê. Esta interação é muito importante, e sem dúvidas será muito útil para a criança.

Músicas

As músicas são grandes aliadas dos pais. Os bebês amam ouvir músicas infantis, e também ver os vídeos. Caso você não queira expor a criança à tecnologias tão cedo, mostrando-a os vídeos das músicas, cante-as você mesmo. Há um repertório incrível de músicas infantis, que vão desde as mais antigas até as mais recentes. Cantar para o bebê proporciona que ele desenvolva uma percepção artística, o que é maravilhoso.

Gangorra ou “serra, serra, serrador”

Os bebês amam experimentar novas sensações. E, por isto, você pode brincar com eles de gangorra ou até mesmo da famosa brincadeira “serra, serra, serrador”. Tenho certeza que os pequenos sentirão aquele friozinho na barriga e irão rir muito. Mas, esta brincadeira deve ser feita apenas com bebês mais velhos, a partir dos seis meses, quando ele já consegue se sentar sozinho.

Tinta

Também para os bebês um pouco mais velhos, experimente fazer uma brincadeira com tintas. Lembrando que, as tintas devem ser a base de água e não devem possuir quaisquer elementos tóxicos. Experimente passar um pingo na pele do bebê antes, para se certificar de que ele não terá qualquer reação alérgica. Caso dê certo, você pode comprar tintas de diferentes cores, colocar uma roupa bem fresca no seu bebê e deixá-lo brincar com as cores.

Faça desenhos, mostre-o como brinca, mas deixe-o a vontade para se sujar e fazer muita bagunça.

 

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *