Quer fazer pequenos reparos em casa? Veja nossas dicas!

Precisando fazer pequenos reparos em casa e não sabe como começar? Veja dicas de ferramentas e também de segurança para tudo sair perfeito!

Nos dias de hoje, o preço da prestação de serviço anda nas alturas, com muitas pessoas sem dinheiro para chamar um eletricista, um encanador ou simplesmente alguém para pendurar aquela prateleira nova. Com isso, muita gente partiu para a prática do “do yourself”, o famoso “faça você mesmo”. No artigo de hoje, vamos falar sobre quais ferramentas são imprescindíveis para isso e também dar algumas dicas de segurança que você deve observar antes de sair executando determinados reparos. Acompanhe conosco!

Dicas de Ferramentas para ter em casa

É preciso dizer que o material deve ser sempre de qualidade. Nada de comprar sempre a ferramenta mais barata, pois se ela durar pouco ou quebrar no meio do serviço o prejuízo pode ser grande, sejam elas chaves ou ferramentas elétricas para medição. Ninguém gosta de serviço mal executado. Veja as ferramentas mais importantes que devemos ter em casa:

Furadeira – imprescindível para furar paredes, parafusar, lixar e muitas outras coisas que ela pode fazer com as possibilidades que seus acessórios fornecem.

 

Jogo de chaves de fenda – ​​um jogo de chaves de fenda costuma vir com vários formatos e tamanhos que você possa precisar, como a chave Philips, que serve para quase todos os parafusos. Com elas você pode trocar tomadas, chuveiro, desmontar armários, eletrodomésticos e várias outras atividades.

 

Martelo – Este é o tipo mais comum de ferramentas. Logo, é aquele que não pode faltar na sua caixa de ferramentas. Ele tem dupla função: pregar e remover pregos. Definitivamente, uma peça essencial.  

 

Multímetro – se vai fazer algo envolvendo eletricidade, pode ser super útil ter esse equipamento à mão, na verdade ele é imprescindível.

 

Chave Philips – outra que também não pode faltar para os reparos em casa, pois sempre tem algum uso em algum equipamento ou para desafixar algo. Um conjunto de ao menos 4 tamanhos será bem útil.

Dicas de segurança antes de fazer reparos

Pensar na segurança é imprescindível, veja algumas medidas que devem ser tomadas para que tudo corra bem:

Use sempre equipamentos de proteção: óculos e luvas, são requisitos. O ideal é colocá-los antes de começar e retirá-los apenas após o término de cada atividade;

Não faça nada com pressa: As atividades têm um tempo certo para serem realizadas, pelas suas condições e dificuldades. A pressa pode prejudicar o resultado e, pior, causar machucados graves;

Planeje antes de executar o serviço: É necessário analisar o conserto a ser feito para encontrar a ferramenta certa. Utilizar um aparelho inadequado pode prejudicar o andamento do reparo, piorar ainda mais a situação e até resultar em algum acidente;

Analise a planta do local – falando em planejar, se vai mexer com furos em paredes ou canos, é melhor olhar a planta para saber onde os canos passam e evitar acidentes e prejuízos.

Cuidado quando o equipamento tiver corrente elétrica. Serras e furadeiras podem causar choques ao serem ligadas na tomada, além de cortes quando manuseadas de modo impróprio. Use uma luva ao mexer com esses objetos e não se esqueça de verificar se os fios estão em bom estado de conservação.

 

Considerações finais

 

Bem pessoal, esperamos que essas informações te ajudem a escolher as ferramentas certas e também a planejar os reparos em casa, mas sempre com  segurança, ok?

 

Já falamos em outro artigo sobre dicas para decorar o apartamento, leia e confira!

 

Sugestões e dicas de novos artigos podem deixar nos comentários



Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *