Saiba como emitir sua 2 via do IPVA
Para emitir 2 via do IPVA do ipva nao tem misterio, veja aqui nossas super dicas !
O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, conhecido como IPVA, é um dos compromissos que proprietários de veículos precisam cumprir todos os anos. O valor depende do tipo de veículo, calculado de acordo com a tabela venal de modelo e ano. Para pagar em alguns casos é importante saber como emitir sua 2 via do IPVA. Saiba mais!
Pagamento do IPVA é obrigatório
O pagamento do IPVA é anual. Todos os anos o boleto chega até as mãos do contribuinte de algumas formas. Em alguns Estados ele é enviado para o endereço cadastrado no Departamento de Trânsito (Detran) diretamente para a casa do proprietário do veículo. Em outros é só usar o sistema bancário e realizar o pagamento, uma integração do serviço com o Bradesco.
O imposto conhecido como IPVA é a principal forma de arrecadação do Governo Federal no Brasil. É com esta verba anua que são construídas novas vias, realizadas as manutenções e sinalizações necessárias.
O motorista que circular com um carro sem quitação do imposto estará em débito com o Detran. Desta forma o documento do veículo não será emitido e a irregularidade pode causar apreensão e multa.
A data limite para pagamento é a da primeira parcela informada no boleto. Pagando parcelo, já na primeira parcela o proprietário está regularizado.
Isenção do IPVA é para alguns casos
Alguns proprietários de veículos possuem direito a isenção deste imposto. É o caso de:
- Veículo usado para transporte de passageiros – táxi e moto táxi;
- Deficientes físicos;
- Ônibus e micro ônibus de transporte público de passageiros;
- Transporte escolar.
A forma de conseguir isenção do IPVA é semelhante em todos os Estados. No Detran SP, por exemplo, é necessário imprimir um formulário no site da Secretaria da Fazenda, por exemplo, preencher e entregar em um posto do Detran.
Alguns sites do Detran possuem o formulário de isenção. Na dúvida o contribuinte pode se dirigir até uma unidade do Departamento de Trânsito e solicitar o formulário.
Alguns estados ofertam desconto no IPVA para bons motoristas. No Detran RS, por exemplo, quem não tiver multas durante o ano ganha 10% de desconto no imposto.
Como emitir sua 2 via do IPVA passo a passo
Caso o boleto não tenha chegado na residência do contribuinte à tempo para pagamento, uma segunda via do boleto do IPVA pode ser solicitada. O passo a passo é:
- Entrar no site do Detran de sua cidade;
- Procurar a seção de “agendamentos e serviços online”;
- Selecione a aba “Consultas e emissão de boletos”;
- Clique nela e em seguida o tipo de boleto o qual você deseja – estará disponível a opção IPVA;
- Imprima e realize o pagamento.
Quem possui conta digital não necessita imprimir o documento. Basta digitar o código de barras na agência bancária e realizar o pagamento. Mas é importante andar com o comprovante ao menos os primeiros dias para evitar a multa caso haja atraso na compensação do boleto.
Lembrando: não receber o boleto na data correta não modifica o prazo máximo para pagamento do IPVA. Um atraso de um dia já é considerado débito com o Departamento de Trânsito e as punições podem ser aplicadas como previstas na lei.
Já falamos aqui em outro artigo sobre o seguro de carro que é bem interessante.
Sugestões podem deixar nos comentários.