Seguro residencial: aprenda a escolher o seu corretamente!
Dúvidas na hora de contratar um seguro? Mostramos como escolher seu seguro residencial, e em que prestar atenção antes de comprar o seu.
Cuidar da segurança do seu patrimônio é uma preocupação de todos.
Apesar de o seguro residencial não estar tanto na moda quanto o seguro de automóveis, a cada dia mais as pessoas vão em busca deste tipo de seguro, tanto pelo preço mais baixo quanto pela tranqüilidade de não ter o risco de perder completamente seus bens caso haja algum imprevisto (roubo, catástrofe natural, acidente). Sendo assim, é válido explicarmos como você pode escolher o melhor seguro residencial para sua residência, sem que corra o risco de fazer uma escolha que no futuro, quando realmente precisar dele, não lhe satisfará.
COMO ESCOLHER O SEU SEGURO RESIDENCIAL
Antes de contratar sua seguradora, o primeiro ponto que deve ter em mente é que o plano básico que todas as seguradoras oferecem e devem ter é contra incêndio, explosão e fumaça. Vamos então agora aos passos para escolher o seu seguro residencial da forma correta:
- O primeiro passo é ver quais riscos aquilo que você pretende resguardar esta sujeito. Se mora em um local com risco de alagamento, então anote, talvez seja interessante comprar um seguro contra isso. Assim acontece com roubos entre outros fatores. Também faça uma lista das coisas que pretende proteger com o seguro e que estão dentro da casa. Pode resguardar itens específicos como uma obra de arte por exemplo.
- O segundo passo é analisar os valores que as empresas cobrem. No caso de imóveis e eletrodomésticos cobrem de 50% a 60%. Outras coisas de 5% a 20% do valor real dos itens perdidos.
- Veja quais serviços extras estaria interessado em contratar. Você como um assegurado pode contratar serviços como chaveiro e encanador para serviços emergenciais entre outros serviços disponíveis. É aconselhável que tome cuidado com o que vai contratar, afinal, quem mora em um apartamento não vai precisar trocar telha ou coisa do tipo.
- Verifique o valor do imóvel: A maior parte dos seguros não contemplam o valor total do imóvel e de seus bens. Por isso, é aconselhável fazer uma estimativa sobre sua residência pesquisando seu valor de mercado, assim como o preço dos móveis e eletrodomésticos. Uma apólice vantajosa é aquela prevê uma indenização de entre 50% a 60% do montante, isso levando em conta uma cobertura básica. Adicionais como proteção contra fenômenos da natureza e danos a aparelhos eletrônicos devem ser estimadas entre 5% e 20% da cobertura principal.
- Converse com outros clientes: Opte por uma seguradora com experiência e credibilidade no mercado. Para conhecer melhor a consistência de seus serviços procure conversar com pessoas que já foram ou ainda são atendidas pela empresa. A visão de outros clientes trará informações adicionais preciosas e deixará você mais confiante para fazer a sua escolha.
Bom pessoal, espero que as dicas tenho sido úteis.
Já falamos aqui também sobre como escolher seguro de automóvel, sugiro a leitura do artigo
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!