Sisu – aprenda como funciona e que faculdades estão adotando ele!
Ensinamos de forma facil como funciona o SISU, o que ele é e se irá mesmo substituir o Enem e o vestibular. Clique agora, estou mandando!
Quem é estudante de nível médio, sabe que o vestibular é”sé’mpre uma prova de fogo. Em apenas uma prova voce tem que decidir todo o seu futuro, algo bem complicado e difícil para uma pessoa que mal completou seus 17..18 anos. Por isso, é natural que muita gente não passe no vestibular e tenha que ficar tentando varias e varias vezes. Já falamos aqui anteriormente sobre outros programas bacanas do governo, como por exemplo o educa mais brasil ou o pronatec. Hoje vamos falar do sisu, que veio para tentar ajudar a resolver esse problema. Porém, se você nem sabe o que significa, vamos lá te explicar um pouco. Confira com a gente.
SISU – o que é, como funciona?
O sisu basicamente significa Sistema de Seleção Unificada .O que ele faz é selecionar os candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior que usam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além das duas instituições, mais 10 universidades federais e duas estaduais também vão aderir ao Sisu, conforme levantamento recente do MEC (Ministério da Educação), em 2014.
Como funciona o SISU
(Informações de dominio publico colhidas no site do governo)
Siga o passo a passo para entender o funcionamento do SISU:
1 – O primeiro passo é acessar o site do SiSU com o login e senha fornecidos no momento da inscrição do Enem 2012. O sistema estará disponível entre meia noite do dia 10 de junho e 23h59 do dia 14 de junho.
2 – Quando voce fizer o acesso ao SiSU, abrirá uma página para confirmação de dados. Cheque as informações e, caso note algum dado incorreto, altere-o e depois confirme os dados. Certifique-se que o e-mail informado é valido.
3 – Em seguida, pesquise seu curso por cidade e instituição de ensino. No sistema é possível também conferir a quantidade de vagas para ampla concorrência e sistema de cotas.
4 – Escolha 2 cursos que pretende concorrer, separando a sua 1ª opção.
5 – Exceto no primeiro dia de inscrições, durante a madrugada o sistema fará o cálculo e divulgará as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados, sempre a partir das 2h da manhã.
6 – Após esse horário, verifique se está abaixo ou acima do ponto de corte nos cursos que se inscreveu. Com essa informação você pode decidir se continua nesta opção de curso ou troca por outra. O ponto de corte varia a cada dia, de acordo com os candidatos que estão competindo às vagas. Pode acontecer de em um dia você estar acima do ponto de corte, mas em outro estar abaixo. Por isso, é aconselhável verificar sua posição todos os dias.
As notas de corte são calculadas de acordo com o peso adotado por cada universidade. Em um dos exemplos, a prova de português do Enem pode valer mais para a carreira de Jornalismo e menos para a de Ciência da Computação. Os pesos também são diferentes para os concorrentes pelo sistema de cotas.
7 – Às 23h59 do dia 11 de janeiro o sistema é fechado definitivamente. A primeira lista de aprovados sai no dia 17 de junho, com matrícula nos dias 21, 24 e 25 de junho.
No processo seletivo para o segundo semestre deste ano, participaram 54 instituições, entre universidades federais e estaduais e institutos federais.
Conclusão
Bom pessoal, espero que tenham curtido nossas dicas sobre o SISU e que consigam se inscrever.
Dúvidas ou sugestões peço deixem seu recado nos comentários ok pessoal?
Um comentário em “Sisu – aprenda como funciona e que faculdades estão adotando ele!”