BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

TJRS consulta processual: veja como fazer

Compartilhe:

Mostramos como fazer no TJRS consulta processual de forma fácil e prática, confira aqui nossas super dicas

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) oferece um serviço de consulta processual através da internet. Os gaúchos acessam o endereço eletrônico e podem acompanhar o processo com praticidade e sem burocracia.

TJRS consulta processual
Os gaúchos podem consultar andamentos de processos pela internet. (Foto: Divulgação)

Antigamente, as pessoas enfrentavam uma série de dificuldades para conseguir informações a respeito de um processo. Para fazer o acompanhamento, muitas vezes era necessário pagar os honorários de um advogado para que o mesmo conseguisse dados relevantes. Hoje, o Tribunal de Justiça facilita a obtenção de informações através de um sistema de busca e um banco de dados atualizado.

TJRS consulta processual – como fazer?

Ao utilizar o site do TJRS para fazer consultas online, o usuário tem acesso a informações de tramitação dos processos de Primeiro e Segundo Grau. Não há necessidade de cadastro no sistema, ou seja, os dados podem ser consultados pelo público em geral.

Confira a seguir o passo a passo para consultar processos no TJRS:

1. Acesse o site TJRS.

2. Na barra lateral, localizada no lado esquerdo da tela, clique na aba “Processos”.

3. Será aberta uma lista de opções de serviços online do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Clique em “Acompanhamento Processual”.

4. Na página seguinte, selecione o tipo de consulta que deseja realizar. A busca pode acontecer pelo número do processo, número da OAB ou por nome da parte.

5. No caso de número de processo, o usuário precisa selecionar uma comarca e depois digitar o número do processo (com pontuação ou não), que pode ser Themis ou CNJ.

6. Digite os caracteres da imagem e clique em “Pesquisar”. Imediatamente a situação processual será apresentada.

Sobre o TJRS

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul é o órgão máximo do poder judiciário. Sua estrutura é formada por 8 câmaras, onde tramitam os processos. O TJRS existe desde 1874 e é considerado referência nacional em eficiência pelo IDP.

TJRS consulta processual

Ao longo dos anos, o Tribunal de Justiça procurou modernizar os seus serviços e oferecer facilidades. Além da consulta processual online, o TJ também disponibiliza consulta a antecedentes e verificação de autenticidade de documentos.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul é adepto ao processo eletrônico, no qual as peças processuais (certidão, despacho e petição) são virtuais e dispensam a velha “papelada”. Este sistema, no entanto, é uma exclusividade dos advogados, servidores e magistrados, que possuem cadastro e fazem as movimentações mediante ao certificado digital. Esta plataforma não é aberta ao público, mas tem agilizado muito o trabalho da Justiça.

Conclusão

Esperamos que as dicas tenham sido úteis pessoal. Já falamos aqui também sobre o losango crednet para emprestimos que é bem interessante, sugiro leitura do artigo.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Isabella Moretti

Isabella Moretti é estudante de Publicidade e Propaganda e apaixonada por escrita.Trabalha como web writer há mais de seis anos. Além do Comofazer.etc.br, também tem textos publicados no Mundo das Tribos, Sempre Tops e Muito Chique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *