Tricoline: conheça tudo sobre este tecido e como usá-lo para suas confecções

O tricoline é um tecido super leve e fresco, perfeito para a confecção de uma infinidade de peças, especialmente camisas sociais. Originalmente, o tecido era fabricado com 100% algodão, mas atualmente existem algumas misturas na sua composição que alteram sua textura e sensação térmica.

Neste post, reunimos algumas informações sobre este tecido que ajuda a criar roupas sofisticadas, extremamente elegantes e com caimento incrível. Continue acompanhando e confira!

Composição do tricoline

Como você já deve saber, o tricoline é um tecido 100% algodão. Por ser uma fibra natural, oferece leveza e frescor para qualquer peça. Inclusive, devido a essa composição, o tricoline não causa irritação em contato com a pele.tecidos tricoline 

 

Em algumas lojas de tecidos, é possível encontrar versões de tricoline misto, que vem com adição de outras fibras, como elastano, viscose ou poliéster. Muitas vezes, essa mistura funciona para deixar o tecido mais barato, dar mais elasticidade ou evitar que a peça amasse com facilidade. Entretanto, todos alteram, de alguma forma, a sensação térmica do tricoline.

Além disso, por conta de ter a trama fechada, este é um dos melhores tecidos para aplicação de estampa digital, permitindo desenhos incríveis, cores vivas em todos os tons e possibilidades infinitas.

Cuidados necessários com o tecido

Embora o tricoline seja bem resistente à lavagem na máquina e ao ferro de passar, existem alguns cuidados necessários para conservá-lo durante muito tempo. A começar pela temperatura ideal de lavagem ser de 40 °C e sem o uso de alvejantes ou lavagem a seco.

As roupas de tricoline devem ser secas em baixas temperaturas e à sombra para preservar suas cores vivas. E se for utilizar o ferro de passar, use o equipamento em uma temperatura de até 150 °C.

Como usar o tecido tricoline

Tricoline é um tecido excelente para quem procura elegância. É o preferido de quem deseja uma modelagem mais ajustada ao corpo. Por exemplo, a versão com elastano é perfeita para um caimento perfeito. Além disso, o tricoline estampado ou colorido é ótimo para diversos tipos de peças.

Com este tecido, é possível produzir acessórios, blazers, camisetas respiráveis, blusinhas mais justas, camisas sociais, colchas, roupas de cama e vestidos. Como pode ver, ao escolher o tipo de tricoline correto, você tem em mãos um item super versátil. Vale destacar que o tricoline também é ótimo para a produção de patchworks também.

O tricoline ficou muito em alta devido à produção de máscaras de proteção, já que o tecido é respirável e sua trama bem fechada. E aí, você já utilizou o tricoline nas suas confecções de roupas ou “faça você mesmo”? Conta pra gente algumas dicas e inspire nossos demais leitores a criarem elementos incríveis também!

 

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *