O que é preciso verificar na manutenção preventiva de veículos?
O que é preciso verificar na manutenção preventiva de veículos? Saiba quais itens merecem atenção e qual a importância desse tipo de revisão para garantir o bom funcionamento do seu automóvel!
A cada seis meses ou 10.000 km é necessário realizar a manutenção preventiva em seu carro, pois com o uso e o tempo, algumas peças se desgastam e se não forem intervencionadas em tempo hábil podem gerar um problema maior e mais caro para seu bolso, sendo necessário acionar o serviço de proteção veicular ou seguro auto.
A seguir, saiba o que é e qual a importância de realizar a manutenção preventiva, e quais os itens avaliados nesse tipo de revisão:
O que é manutenção preventiva?
A manutenção preventiva é uma revisão veicular que deve ser realizada de maneira periódica, a fim de realizar os devidos cuidados com o veículo, que é feita antes de aparecer qualquer tipo de transtorno para que cada parte do carro continue funcionando corretamente. Seu objetivo é verificar o correto funcionamento do carro e trocar as peças que sofreram algum desgaste, evitando acidentes e garantindo o bom desempenho.
Esses ajustes devem ser feitos a cada quilometragem determinada, que, dependendo da marca e modelo do veículo, é determinada no manual do fabricante. De qualquer forma, geralmente, a primeira manutenção é realizada a 5.000 quilômetros e depois a cada 10.000 quilômetros de acordo com as recomendações dos fabricantes.
Além disso, para a realização da primeira manutenção preventiva, caso haja algum problema com as peças e desempenho, o proprietário pode aproveitar a garantia do veículo.
Como posso fazer a manutenção preventiva no meu carro?
A primeira coisa que você deve ter em mãos é o manual do fabricante do seu carro, onde são fornecidas as instruções específicas de uso e manutenção do seu veículo em particular. Pode dirigir-se a uma oficina oficial da marca, o que geralmente é necessário para manter a garantia; ou para qualquer oficina mecânica de sua escolha (caso seja a segunda ou demais manutenções a serem realizadas).
Normalmente, na primeira visita à oficina, o óleo do motor, os filtros de óleo e de ar são trocados. A condição dos pneus, a condição dos freios e a suspensão também são verificadas. Com mais quilometragem percorrida, é realizado um check-up mais completo, que inclui troca de velas, filtro de combustível, filtro de cabine ou ar condicionado, verificando os níveis de gás de refrigeração, fluido de freio, limpadores de pára-brisa e possíveis vazamentos.
Você pode verificar esses itens e realizar a manutenção em casa, mas será preciso ter conhecimento prévio sobre o serviço. Além disso, se for a sua primeira manutenção, o aconselhável é procurar ajuda profissional para evitar erros na troca de alguns itens.
No geral, em relação à manutenção básica, por exemplo, calibrar a pressão do pneu, entre outros, são mais simples de realizar e não necessitam de tanta experiência.
O que devo verificar no meu veículo como manutenção preventiva?
Embora a maioria das revisões e ajustes deva ser realizada por um profissional da área mecânica, existem detalhes do seu carro que você pode e deve monitorar constantemente, principalmente se for fazer uma viagem longa.
Sistema de iluminação: Verifique periodicamente se todas as luzes acendem. Se houver uma lâmpada quebrada, além de ganhar uma multa de trânsito, você está exposto a um acidente de trânsito devido à má visibilidade.
Principalmente, se aparecer uma luz no painel que só pisca e não se apaga; verifique no manual do veículo e procure ajuda de um mecânico de sua confiança.
Condição dos pneus: É importante verificar a pressão do ar e a profundidade do piso dos pneus. É importante que os aros tenham desgaste uniforme do piso e que não ultrapassem o desgaste máximo permitido (profundidade do piso de 1,6 mm).
Você deve realizar a calibragem dos pneus a cada 30 dias, eles devem estar frios, além de aplicar a pressão adequada. A pressão ideal do pneu pode ser verificada no manual do veículo, no próprio pneu e no batente da porta do motorista.
Bateria: Geralmente, a bateria dura de dois a três anos, mas deve-se ter cautela no frio do inverno, que pode impedir a partida se esta peça não for nova, além disso, é importante se atentar aos maus hábitos de direção e uso elétrico que pode afetar a vida útil da mesa, por exemplo, ligar o som do veículo enquanto ele está desligado, esquecer as luzes acesas, etc.
Verificação do nível de fluidos: Verifique o nível do óleo, fluido anticongelante e fluido do lavador do para-brisa. Por mais básico que pareça, se você descuidar do nível de líquidos, como óleo ou refrigeração, as peças do seu carro podem sofrer grandes avarias que acabarão multiplicando seus gastos com reparos ou peças de reposição.
Fluido de freio: Este fluido não se desgasta com o tempo, por isso, é importante verificar se não há vazamento que possa causar problemas de frenagem e com isso, um acidente. Também não se esqueça de verificar quando você deve trocar os discos de freio e pastilhas de freio, o que deve ser realizado em média a cada 20.000 km.
Verifique os símbolos ou luzes de aviso no painel: Certifique-se de que, ao ligar o carro, após alguns segundos, todas as luzes do painel se apagam, exceto aquelas que você ativa, como o freio de estacionamento ou os faróis.
Se houver outro símbolo que permaneça aceso, indica que há alguma falha no veículo que deve ser verificada e solucionada o mais rápido possível. Nesse caso, o ideal é ir até uma oficina elétrica de veículos, a fim de contratar um profissional especializado para identificar e solucionar o problema.
Apesar de muitos proprietários de veículos se preocuparem em realizar a manutenção somente quando vão passar por uma revisão do DETRAN para venda e transferência do automóvel, é preciso dar mais importância para a manutenção preventiva, pois realizar a mesma com periodicidade permite evitar altos gastos e acidentes, além de contribuir para a desaceleração de desgaste.