Viagem para a Serra. Os melhores destinos

Quem não gosta de curtir o friozinho do Brasil apreciando a natureza e boa gastronomia? Isso e muito mais é o que uma viagem para a Serra brasileira pode te proporcionar. E este artigo vai te mostrar as vantagens de viajar para algumas cidades serranas.

Estes destinos chamam a atenção de pessoas do Brasil e do mundo, principalmente durante o inverno. Afinal, nada melhor do que estar em um lugar lindo, com vista para as montanhas, e apreciando um bom vinho e o típico fondue aquecidos por uma lareira aconchegante, não é mesmo?

E aqui é o melhor lugar do mundo para encontrar cidades assim, que oferecem a estrutura perfeita para deixar as férias de inverno muito mais agradáveis!

Conheça as dicas que separamos para você quanto às viagens para a Serra Gaúcha e Serra Catarinense, os destinos para épocas de frio mais famosos e procurados! Vale lembrar que junho, julho e agosto são os melhores meses para visitar a zona serrana do sul brasileiro.

Melhores destinos da Serra Gaúcha

serras gauchas

A Serra Gaúcha está entre os lugares mais requisitados para viagens turísticas do Brasil. O frio nas montanhas do Rio Grande do Sul convida você a descobrir mais sobre a história do País, sobretudo do ponto de vista da colonização europeia.

São inúmeras cidadezinhas próximas que oferecem casas aconchegantes em estilo provençal, deliciosas degustações de vinhos e paisagens arrebatadoras.

Quem já foi indica, além de outras, as casas em Gramado e Canela, dois destinos charmosos e imperdíveis.

Gramado é a cidade mais conhecida da Serra Gaúcha, sendo muito procurada por casais apaixonados que buscam curtir o frio em um lugar romântico e acolhedor. É um verdadeiro refúgio recheado de conforto e requinte.

Essa é uma daquelas cidades onde você gostaria de voltar sempre, seja pelo ar puro, pela receptividade dos moradores e dos serviços, pelo charme das ruas e casas históricas ou pela gastronomia agradável a variados paladares.

Os passeios que mais valem a pena lá são: o pedalinho pelo Lago Negro, as incríveis e tentadoras fábricas de chocolate e o Snowland, considerado o primeiro parque de neve indoor das Américas.

Hospedagem: Os hotéis Cercano, Casa da Montanha e a pousada Bella Terra são considerados os melhores da cidade. Há chalés também como o Hotel Alpestre. Restaurantes: Você vai amar as seguintes opções: Le Chalet de La Fondue e Belle du Valais, que são um pouco caros, mas têm as melhores fondues. E o Maximilia, que é mais barato e tem ótimos pratos!

Transporte: Restaurantes e pontos turísticos oferecem transporte gratuito de um lugar a outro!

Canela também ganha destaque pela qualidade turística e também é muito visitada durante os dias de frio. Ela apresenta atrações perfeitas para quem gosta de história, arquitetura e contato com a natureza. É um destino mais voltado para famílias, ao contrário de Gramado, que é mais caliente.

Quem passar por lá vai se deslumbrar com a Catedral de Pedra, eleita como uma das 7 maravilhas nacionais em 2010. Com estilo gótico inglês ela chama a atenção por sua imponência e é visitada por pessoas do mundo inteiro. Além dela há outras construções com uma beleza arquitetônica de tirar o fôlego.

Para relaxar e respirar novos ares em Canela, coloque em seu roteiro o Parque da Ferradura, o Parque do Caracol e os Bondinhos Aéreos do Parques da Serra.

Hospedagem: Tem diárias mais em conta que Gramado. As pousadas mais indicadas pelo custo x benefício em Canela são: Perfume de Canela e a Doce Canela.

Restaurantes: Entre os restaurantes de Canela, há boas opções da cozinha italiana e alemã. O Garfo & Bombacha, Cantina 28 e Castelinho do Caracol ganham destaque.

Transporte: Há o ônibus convencional e o Bus Tur, que levam os turistas os principais pontos atrativos.

Melhores destinos da Serra Catarinense

Outra região muito procurada para visitar é a Serra Catarinense, que também apresenta lindas paisagens naturais e é conhecida pelo turismo rural. É o lugar ideal para toda a família passar as férias para relaxar e se divertir.

santa catarina

Suas montanhas atingem picos de 1.800 m de altura, o que caracteriza uma das únicas regiões onde neva no Brasil. Em cidades como Urubici e São Joaquim, no inverno, você poderá ver geadas, nevoeiros, granizos e cachoeiras congeladas!

E são exatamente essas cidades as mais procuradas pelos turistas quando o assunto é viagem para a Serra. Conheça mais sobre elas.

Urubici é internacionalmente conhecida por seu ecoturismo e suas vinícolas, além da neve, claro (os termômetros já apontaram – 17,8º). São muitas opções para se aventurar: rapel em cachoeiras com quedas gigantes, andar a cavalo por vales e campos de altitude, canoagem, pesca esportiva, mountain bike, tirolesa, arvorismo e caminhadas pelos cânions.

Hospedagem: Urubici oferece maior vantagem de hospedagem por ter mais atrações turísticas e gastronômicas na cidade. Há hotéis chiques e pousadas mais simples, os sugeridos são: Serra Bela, Pousada Kiriri-Etê e Fazenda Cambuim Cabanas.

Restaurantes: Mesmo pequena, a cidade oferece inúmeras opções com boa gastronomia que agradam todos os gostos. Os mais recomendados por quem já foi são: Canto do Sabiá, A Taberna Bistrô e Churrascaria Amorim.

São Joaquim está a 60 km de Urubici, então você pode se hospedar em uma e visitar a outra de carro facilmente – aliás, como transporte é melhor alugar um veículo. Basicamente, você poderá se esbaldar com os três ingredientes principais da cidade: neve, vinhos e maçãs. A cidade já registrou 10 graus negativos, fazendo a alegria dos turistas.

Para passear há as fábricas de vinho, como a Villa Francioni; o Snow Valley, com trilhas na mata e cascatas; a Serra do Rio do Rastro; o Museu Histórico Municipal; e as plantações de maçãs – em abril há uma enorme festa da fruta.

Hospedagem: Existem estilos de hotéis para todos os perfis, sofisticados, simples, caros e baratos. Os que cabem fácil no bolso são: Chalé Alto da Serra, Pousada Paraíso da Serra, Pousada Branca de Neve.

Restaurantes: A cozinha de São Joaquim é variada e agrada todo mundo. O restaurante Pequeno Bosque é um dos mais apreciados, mas também há o Divino Grão e o Ático, boas opções também.

Viajar Serra Pacotes CVC

A CVC tem os melhores pacotes para viajar para a Serra Gaúcha e para a Serra Catarinense. As promoções englobam: voo ida e volta, traslado do aeroporto até a cidade escolhida, passeios pelos principais pontos turísticos e hospedagem com café ou meia-pensão pelo tempo que você contratar.

No Rio Grande do Sul você desembarca no aeroporto de Porto Alegre e a CVC cobre o traslado até a cidade da Serra que você quiser. O destino mais procurado é Gramado.

Em Santa Catarina a CVC oferece o circuito Cânions Brasileiros, que garante visitas aos cânions de Itaimbezinho e Fortaleza, em Lajes, a Urubici e São Joaquim (SC). É um pacote da CVC especial para você conhecer mais a Serra Catarinense!

O que está esperando para reservar sua passagem e hotel? Programa sua viagem inesquecível para a Serra do sul brasileiro!

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *