BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Inscrições OAB: veja datas, prazos e como fazer!

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) abrirá inscrições para seus novos exames muito em breve. Alguns exames já foram realizados pela OAB 2015, e as expectativas são de que ainda dois novos Exames sejam realizados ainda esse ano. A seguir, vamos saber mais sobre eles.

De acordo com previsões divulgadas pela própria OAB, os próximos Exames de Ordem serão realizados em Junho e Setembro desse ano. Confira as datas abaixo:

XVII (17º) Exame de Ordem Unificado

Data prevista para publicação do Edital de Abertura: 01/06/2015
Data prevista para o período de inscrições: 01/06/2015 a 14/06/2015
Data prevista para realização da prova objetiva (1ª fase): 19/07/2015
Data prevista para realização da prova prático-profissional (2ª fase): 13/09/2015

XVIII (18º) Exame de Ordem Unificado

Data prevista para publicação do Edital de Abertura: 28/09/2015
Data prevista para o período de inscrições: 28/09/2015 a 08/10/2015
Data prevista para realização da prova objetiva (1ª fase): 29/11/2015
Data prevista para realização da prova prático-profissional (2ª fase): 17/01/2016

Quem pode prestar o exame da OAB?

exame oab

Essa é uma pergunta bastante debatida entre os estudantes de Direito. Embora não haja um fiscal ao seu lado que possa te impedir de mentir quando você preenche o formulário de inscrição, essa não é uma prática muito recomendada para um estudante de Direito. Se você pensa em fazer isso, deve pensar duas vezes, pois provavelmente escolheu o caminho errado. Muito estudantes, no entanto, fazem isso para “testar” como é a prova.

Legalmente, apenas estudantes de Direito que estejam cursando a partir do 9º semestre (ou seja, último ano) pode prestar o exame da OAB. Só assim o exame será válido e, se você for aprovado, ganhará o direito de advogar.

A prova pode ser prestada quantas vezes forem necessárias, até que se adquira o direito de advogar.

Inscrições OAB

As inscrições para os Exames da OAB são feitas exclusivamente pela Internet. Quem organiza os certames da Ordem dos Advogados do Brasil é a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Assim, as mesmas deverão ser realizadas através do site da FGV. Porém, fique atento ao período de inscrições que mencionamos anteriormente. Se você acessar o site da FGV fora desse período, não conseguirá fazer sua inscrição.

A importância da prova da OAB

A prova da OAB é uma das mai famosas do Brasil e uma das mais importantes também. Seu diploma de Bacharel em Direito não terá grande valia se você não for aprovado em um Exame de Ordem promovido pela OAB. Você só ganha o direito de advogar quando presta o Exame e é aprovado.

A importância dos estudos

Para não cair na estatística dos reprovados pelo Exame da OAB, é preciso estudar – e muito. A cada ano, as provas estão mais difíceis e o índice de reprovação tende a aumentar. Os conhecimentos avaliados pela FGV são bastante profundos e complexos. Há casos de candidatos que foram reprovados mais de 5 vezes consecutivas até conquistarem, finalmente, a aprovação.

Além disso, a concorrência é bem grande. Na primeira fase, a prova é composta por 80 questões e você precisa acertar pelo menos 40. Já na segunda fase, que vale 10 pontos, é preciso conseguir ao menos 6. Isso irá deixá-lo mais próximo da aprovação.

A consulta ao Vade Mecum só é permitida na segunda fase. Portanto, é importante estudar muito para a primeira, já que de nada adiantará a consulta se você não conseguir chegar na segunda fase.

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *