BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Sacar FGTS inativo: novas regras, como funciona e mais

Governo libera povo para sacar fgts inativo, veja aqui como vai funcionar, clique e confira!

O FGTS é um benefício que garante uma certa segurança para todos os trabalhadores brasileiros. Todos os patrões devem pagar uma quantia por mês, que vai proporcionar esse benefício se o trabalhador for dispensado sem justa causa. Aqui você vai saber tudo sobre como sacar FGTS inativo.Mas antes entenda o que é o FGTs.

fgts inativo

 

O que é o FGTS inativo?

Muitas pessoas não sabem, mas é possível sacar dinheiro de contas inativas. Recentemente o presidente Michel Temer liberou esse tipo de saque, o que vai ajudar a aquecer a economia. Poderá ser retirado dinheiro de contas inativas até 31 de dezembro de 2015. Essa mudança vai beneficiar mais de 10 milhões de brasileiros e gerar um lucro de R$ 30 bilhões para a economia. As contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) passam a ser inativas quando um trabalhador deixa o emprego. Antes só era possível retirar o dinheiro em algumas situações especiais, mas agora isso mudou.

sacar fgts inativo

Conheça as novas regras do FGTS inativo

Antes o FGTS só permitia que fosse retirado dinheiro das contas inativas no momento da aposentadoria, para a compra de uma moradia, como no financiamento Minha Casa Minha Vida, ou quando ficava por três anos sem emprego. Quem ficou desempregado até 31 de dezembro de 2015 não vai mis precisar esperar por este tempo. Não importa se o trabalhador está novamente trabalhando, ele poderá retirar o dinheiro. As contas que ainda recebem depósitos do empregador não podem ser sacadas, assim como as contas dos trabalhadores que saíram do emprego a partir de 2016.

 

Calendário para o sacar FGTS inativo

Ainda não foram divulgadas as datas para o saque, mas o Ministério do Planejamento já informou que será montado um calendário, e vai começar a partir de fevereiro. O período para o saque do benefício vai variar de acordo com a data de nascimento de cada pessoa.

sacar fgts

Como encontrar uma conta antigo do FGTS?

Para localizar uma conta inativa o trabalhador deve ir até uma agência física da Caixa e solicitar a consulta. Não existe um tempo máximo para fazer o saque, pois elas não prescrevem. Dessa forma, existe a possibilidade de que o dinheiro em sua conta tenha sido corrigido. Esse serviço não pode ser realizado através da internet.

 

Empresas falidas

Se a empresa que você trabalhava faliu, deve procurar um representante da Justiça, que ficará responsável pela documentação da firma. Para conhecer o Síndico da Massa Falida é necessário procurar no registro no Fórum Cível da cidade. Dessa forma o empregado vai comprovar as suas funções, e poderá retirar o valor disponível na conta inativa do FGTS.

 

O que fazer quando perdeu a carteira de trabalho?

Os trabalhadores que perdeu a carteira de trabalho devem procurar a Previdência Social para comprovar os vínculos empregatícios. Esse documento pode ser conseguido no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A procura acontece através de um banco de dados, que envolve o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Após isso, o trabalhador deve ir até as empresas onde trabalhou para colocar o registro na nova carteira.

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Check Also

banco bmg

BMG consig – Empréstimo do Banco BMG, veja como funciona!

As contas apertaram? Mostramos de forma fácil como funciona o empréstimo bmg consig, o emprestimo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *