BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

3 dicas de como escolher o melhor tipo de empréstimo para você

Compartilhe:

No mundo em que vivemos, o dinheiro é um recurso considerado essencial, que possibilita a realização de quase todos os nossos desejos e ambições: desde os menores, como comprar um chocolate para animar o dia; até os maiores, como viajar para o exterior ou ter o próprio negócio.

 

E quando se tratam de situações onde uma quantidade maior de dinheiro está envolvida, e apenas economizar o seu salário ainda não é o suficiente para cobrir essa necessidade, a opção de fazer um empréstimo está disponível para te ajudar. E existem diversos tipos, como o empréstimo pessoal, que é o mais comum; o empréstimo consignado, que é desconta as parcelas diretamente da sua folha de pagamento ou do benefício de previdência, o empréstimo com garantia de imóvel, que é quando você apresenta um imóvel residencial ou comercial como garantia; o cheque especial, que também é um modelo de empréstimo; entre diversos outros. 

Mas é aí que surge a dúvida: qual é o melhor tipo de empréstimo?

A melhor resposta para essa pergunta é o bom e velho “depende”. Um bom empréstimo é definido por uma série de fatores, tanto pessoais quanto de mercado, e por isso, não existe um único tipo que funciona para todas as pessoas e suas necessidades.

Qual o melhor tipo de emprestimo?

Mas com certeza, existe um tipo de empréstimo que é perfeito para você, e para saber como fazer a melhor escolha, confira nossas dicas!

1 –  Avalie suas finanças pessoais

Saber como está a sua atual situação financeira, com detalhes, é imprescindível na hora de tomar uma decisão de empréstimo. Avalie com cuidado suas fontes de renda, seus gastos mensais, seus patrimônios, suas necessidades atuais, sua rotina… Tudo que envolve dinheiro, seja entrando ou saindo, precisa ser levado em consideração na escolha. 

2 – Defina seus objetivos e como alcançá-los

Existem diversos objetivos que podem ser possibilitados ou facilitados por um empréstimo: ter uma casa própria, construir uma família, trocar de carro, fazer uma viagem para o exterior, quitar uma dívida, resolver uma situação de emergência, abrir o próprio negócio, entre vários outros. E para cada um deles, um bom planejamento financeiro é necessário – saber quais os custos envolvidos; avaliar os fatores, riscos e prazos; considerar eventuais problemas ou gastos adicionais inesperados… Por isso, antes e durante o processo de empréstimo, é importante que tudo isso esteja bem pesquisado e documentado, para que você possa avaliar com clareza e realismo qual é a melhor opção para você.

emprestimo 2

 

3 – Pesquise, pesquise, pesquise

Não se deixe levar pelo desespero ou pela ansiedade! Pesquise muito sobre as diferentes opções disponíveis e qual se encaixa melhor na suas necessidades. Compare possibilidades, tanto presentes quanto futuras, avalie riscos e oportunidades, não se deixe levar por promessas que parecem boas demais para serem verdade e nem por soluções milagrosas, e preste muita atenção à taxas de juros do empréstimo e à condições escondidas. A diligência na hora de escolher o seu empréstimo é a sua melhor garantia de que tudo correrá bem, tanto no momento quanto no futuro.

Escolher um empréstimo é uma missão que existe muito planejamento e pesquisa, mas que com certeza pode valer a pena, e abre diversas portas para você e seu futuro. E para saber mais sobre como tomar decisões financeiras cada vez melhores, confira mais artigos no nosso blog!

Gostaram das dicas?

Sugestões podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *