Tirfor: o que é? como funciona? Aprenda agora!

Mostramos de forma fácil e bem explicada o que é o Tirfor, e para que ele serve, confira com a gente!

O que é o Tirfor

tirfor

O guincho manual Tirfor é uma ferramenta que constitui peça comum em indústrias e fábricas que têm necessidade de elevar ou movimentar determinados tipos de cargas. Em obras sua utilização é bastante exigida também, uma vez que materiais de construção precisam ser carregados de um lado a outro, e este item confere facilidade. Esta ferramenta é formada por duas chapas de aço e tem um conjunto de maxilas internas, onde tais maxilas é que puxam o cabo de aço que faz movimentos. Sendo que o cabo de aço é uma das peças mais importantes do Tirfor, amarrando e puxando as cargas presas à ferramenta. Existe também um gancho que é o responsável por se prender e fisgar os materiais os quais se deseja movimentar ou elevar.

Como funciona o guincho manual tirfor

É importante entender que é um guincho manual extremamente versátil, mas que não pode ser submetido a trabalhos excessivamente puxados, pois o máximo que suporta carregar e movimentar chega até 3,2 toneladas dependendo do modelo. Seu funcionamento é comparado a duas mãos puxando uma corda de aço, porém, este trabalho é feito com as maxilas puxando ua corda de aço, e sem necessidade de esforço em excesso por parte de quem o manipula. No caso do uso de polias, o Tirfor pode ainda ter sua capacidade multiplicada, mas vale ressaltar que a perda de atrito ocorre neste caso, chegando a até 15%.

Fácil instalação e manuseio

Há opções de configurações para uso do guincho manual Tirfor, para que a pessoa que trabalha com ele possa utilizá-lo da forma mais adequada. A instalação é rápida e não possui limitação de uso a longas distâncias devido ao tamanho comprido de seu cabo. É uma ferramenta inteligente, maleável com versatilidade e muito robusta proporcionando segurança de trabalho. É ainda portátil para transporte devido ao seu tamanho. Em construções civis, montagens industriais, plataformas ente outros locais, é uma ferramenta bastante requisitada.

Gostaram das informações?

Duvidas e comentarios deixem aqui embaixo!

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *