Inspeção Veicular. Como fazer? Dicas e sugestões!

Veja nossas dicas para quando for fazer inspeção veicular, veja onde ir

A inspeção automotiva é feita para medir os níveis de gases poluentes e de resíduos emitidos por automóveis, ônibus, caminhões e motos em geral.  Assim como acontece nas grandes metrópoles do mundo a poluição está presente nas grandes cidades, como por exemplo, São Paulo.  Os mais de 5 milhões de carros, entre outros veículos que circulam na cidade são os responsáveis  por 97% do monóxido de carbono que é liberado na atmosfera deixando o ar carregado prejudicando as pessoas e o meio ambiente. Tudo isso é responsabilidade da falta de cuidados com os automóveis, do mau uso e da falta de manutenção com os mesmos.

Como fazer a inspeção veicular

Inspeção Veicular

Todos os veículos que circulam em São Paulo e são registrados  no município são obrigados a passar pela inspeção veicular. Apenas os automóveis fabricados no ano de 2015. Para fazer a inspeção veicular 2015 na cidade de São Paulo basta imprimir o boleto que pode ser encontrado no site da Controlar no link www.controlar.com.br  e pagar a taxa no valor de R$ 56,44 e esperar até 72 horas para acessar o site e agendar a data da inspeção do seu veículo. Ou se preferir poderá agendar a inspeção veicular através do telefone (11) 3545-6868.

Qualquer pessoa pode levar seu veículo para a inspeção, desde que já esteja marcada o processo leva cerca de 30 minutos desde a chegada até a saída. Após a inspeção ter sido feita o motorista vai receber um selo que deverá ser colado no para-brisa do veículo.

Quando o veículo é reprovado

Para ser reprovado o veículo deverá estar emitindo gases poluentes acima do modelo definido para cada modelo de veículo de acordo com o ano de fabricação.  Em caso de reprovação é importante que o veículo passe por uma manutenção em até 30 dias. Dessa vez não será preciso agendar novamente a inspeção. Os motoristas que não fizerem a inspeção veicular não poderão  renovar o licenciamento do veículo, caso seja pego rodando sem o adesivo da Controlar deverá pagar uma multa no valor de R$ 550,00.

A inspeção veicular de 2015 deverá ser feita nos CIVA localizados na  Anchieta, Aricanduva, Barra Funda, Cidade Dutra, Itaquera, Jaguaré, Parque do Estado, Parque São Jorge, Pirituba, Raposo Tavares, Vila Medeiros e São Miguel, basta apenas checar o horário permitido para agendamento e o tipo de veículo a ser inspecionado no local. Faça sua inspeção e evite pagamento de multa.

Já falamos também em outro artigo sobre como alugar carro no exterior.Sugiro a leitura do artigo

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *