O que é ansiedade noturna? Entenda tudo!
A ansiedade noturna é um transtorno que mistura distúrbio do sono e ansiedade. Qual sua particularidade? Ela surge no momento de deitar-se ou durante a noite, ao invés de se manifestar ao longo do dia.
Esse tipo de transtorno pode impedir o adormecimento ou fazer com que você acorde durante a noite, e assim, ser a causa de uma insônia ou de um sono de má qualidade.
Resultado: a fadiga e o esgotamento ao longo do dia são acentuados, o que pode contribuir para a ansiedade. Na verdade, é um ciclo vicioso!
Para você entender tudo sobre ansiedade noturna, continue a leitura que vamos explicar em detalhes!
Quais as causas de ansiedade noturna?
A ansiedade noturna tem geralmente origem na ansiedade noturna, mas não obrigatoriamente tem relação com a noite.
Como o cérebro continua a trabalhar durante a noite, e quando dormimos, estamos sem defesa, ficamos sem total controle.
É por isso que a ansiedade toma proporções mais importantes.
Alguns médicos mencionam também a apneia do sono como causa da ansiedade noturna, mas não é todo mundo que sofre desse problema fisiológico.
Enfim, o estresse e a ansiedade durante o dia também são fatores que favorecem à ansiedade noturna, que leva a um ciclo vicioso:
Após a primeira crise de ansiedade, as pessoas se estressam só em pensar na hora de ir para cama e sofrer uma nova crise, o que causa inevitavelmente um novo episódio de pânico noturno.
Quais os sintomas de ansiedade noturna?
Assim como a ansiedade diurna, a ansiedade noturna provoca sintomas variados de acordo com as pessoas, o que pode ter graus diversos.
Isso pode ir desde acordar por causa de um pesadelo ou barulho, ataque de pânico, sintomas da paralisia do sono, até uma sensação de dor forte no peito no meio da noite e a pessoa pensar que está tendo um infarto.
Esse transtorno também pode apresentar pensamentos obsessivos no momento de se deitar, que impedem de encontrar o sono, provocando assim uma insônia.
Portanto, as manifestações de ansiedade noturna podem ser ao mesmo tempo físicas e psíquicas, como batimentos cardíacos mais acelerados, suor excessivo, irritabilidade e dificuldades para se concentrar, por exemplo.
Como tratar a ansiedade noturna?
Como o momento de ir para a cama deve ser consagrado para o relaxamento do corpo e da mente, não é a hora de ficar remoendo os problemas que aconteceram durante o dia.
Por isso, é necessário buscar soluções para dormir bem, a fim de estar em plena forma no dia seguinte e resolver tais problemas.
Portanto, é recomendado:
- Deixar todos esses problemas do lado de fora do quarto;
- Focar sua atenção em coisas agradáveis ou sobre a vida, a fim de deixar tudo evaporar;
- Se levantar e beber um copo de água quando esses pensamentos surgirem e tentar se deitar rapidamente.
Agora, se a ansiedade noturna persistir, é aconselhável buscar ajuda profissional, como psicólogo online, a fim de encontrar uma solução personalizada para o seu caso.
Um tratamento bastante eficaz é a terapia cognitivo-comportamental, que poderá ensinar técnicas específicas de relaxamento e permitir não ter mais medo na hora de ir para cama.
Dicas de uma boa higiene de sono
Uma boa higiene de sono também deve ser adotada por quem sofre de ansiedade noturna.
Por isso, veja algumas dicas que ajudam a ter uma boa noite de sono:
- Tentar ir para a cama sempre no mesmo horário;
- Não mudar muito sua hora de levantar-se, por exemplo, dormir até tarde nos finais de semana;
- Evitar a cafeína e álcool após uma determinada hora;
- Não usar o celular, tablet ou computador pelo menos uma hora antes de dormir;
- Tomar um banho morno, ouvir uma música ou ler um livro;
- Fazer exercícios regularmente, mas não muito perto da hora de dormir.
Conclusão
Sabendo agora o que é ansiedade noturna, suas causas, sintomas e como tratar, aproveite as dicas de como manter uma boa higiene do sono.
No entanto, se você já fez de tudo e nada adiantou, o melhor a fazer é buscar ajuda de um profissional especializado para que você possa finalmente ter um sono reparador e de qualidade!