Aromaterapia para o sono: quais os benefícios
Aromaterapia — conhecida e usada há centenas de anos, foi iniciada no antigo Egito, onde se acreditava que a influência das fragrâncias e da fricção com óleos era para melhorar a saúde, o humor e evitar doenças.
A aromaterapia também é usada no quarto para tratar a insônia. Os óleos essenciais como o de hortelã-pimenta, estimulam o sistema nervoso, têm um efeito benéfico nos receptores nervosos, têm um efeito calmante, melhoram o humor, aumentam a concentração ou têm um efeito estimulante.
A alfazema tem propriedades relaxantes inestimáveis e melhora a qualidade do sono – considerada a mais eficaz e a mais segura para crianças desde o primeiro mês de vida.
Que cheiros o ajudam a adormecer?
1. Lavanda
Com efeit relaxante, o óleo de lavanda tende a ser muito indicado para pessoas com dificuldade em dormir, sendo o mais eficaz para a atingir o sono profundo e forte, reduzindo assim o número de chamadas de despertar, e também tem um efeito benéfico no alívio das cólicas infantis.
É muito eficaz na prevenção da insônia, reduz a pressão arterial, alivia a dor e reduz a ansiedade e a depressão.
2. Flores neroli
O óleo essencial de flor de Neroli tem fortes propriedades calmantes, portanto, ajuda a restaurar um sono saudável. Tem um efeito relaxante, ajuda a relaxar os músculos, reduz a tensão arterial, é também utilizado no combate à depressão, ajuda a restaurar o bem-estar.
Este óleo também ajuda a relaxar em momentos mais tranquilos, indicado para uso logo antes de dormir, assim o efeito é potencializado na hora de descansar.
Recomendado para mulheres na menopausa – causando muito menos tensão.
3. Eucalipto
O óleo essencial de eucalipto tem um efeito relaxante e calmante. Também recomendado para dores de cabeça – acalma o sistema nervoso, também auxilia a circulação sanguínea, estimula os receptores de fragrâncias que estimulam as endorfinas liberadas, com efeito, analgésico.
O eucalipto não só alivia a dor, mas também tem propriedades antibacterianas, acelerando o tratamento de infecções.
4. Erva-cidreira
Possui propriedades calmantes, o cheiro da erva-cidreira ajuda a diminuir o batimento cardíaco e assim aliviar os efeitos do estresse.
Muito útil para pessoas com trabalhos que requerem muita atenção e tem dificuldade de “desligar” a mente para relaxar de verdade.
Pode ser usado durante a noite para ajudar a pegar no sono mais rapidamente.
5. Bergamota
Um óleo essencial usado em aromaterapia, tem efeito calmante, tem propriedades antidepressivas e alivia perfeitamente as dores musculares.
Ajuda muito no final do dia após realizar atividades físicas intensas ou trabalhos que requerem força física.
6. Camomila
O óleo essencial tem propriedades calmantes, recomendado para problemas de adormecimento e ansiedade, ajuda a aumentar a paz mental.
Perfeito para pessoas com mudanças constantes de humor, ajudando a diminuir o ritmo agitado enquanto alivia a mente com suas propriedades relaxantes e terapeuticas.
7. Sândalo
É um dos ingredientes dos remédios para dormir e sedativos. Ao afetar o sistema nervoso, tem um efeito calmante, reduz a tensão nervosa e medicamentosa.
Ao usar a aromaterapia, deve-se ter o cuidado de usar óleos essenciais, pois são extratos de plantas totalmente naturais, obtidos por destilação, compressão ou extração química.
Por outro lado, os óleos aromáticos são composições de óleos naturais combinados com notas aromáticas obtidas sinteticamente, portanto, não são inteiramente de origem natural.
É preciso pesquisar a fundo sobre as propriedades de cada óleo para poder realizar o uso de forma que não sejam prejudiciais a sua saúde, pois muitas pessoas podem ter alergias que ainda não conhecem.
Por tanto, ao se interessar em usar algum dos óleos essenciais, é preciso tomar muito cuidado, e em casos mais delicados, é indicado ir se consultar com um médico.