Benefícios dos livros de autoajuda?

Os benefícios dos livros de autoajuda realmente existem? Vale realmente a pena ler e esperar obter vantagens dessas respectivas leituras? Ler ou não ler livros de autoajuda? No conteúdo de hoje, nos limitaremos a falar sobre as principais vantagens e desvantagens desse tipo de literatura (pois nem tudo que reluz é ouro).

Portanto, caso realmente esteja interessado em saber quais são os benefícios dos livros de autoajuda, além de conhecer suas desvantagens, essa é a leitura correta pra você. Acompanhe-nos!

Quais são os benefícios dos livros de autoajuda?

beneficios do livro de ajuda

1. Aprenda com autores especialistas no assunto

As dicas, ensinamentos e exercícios que você vai encontrar em livros de autoajuda são coisas que não nos ensinaram na escola.

Aprendemos da maneira mais difícil, ou seja, com nossos próprios erros durante o caminho, sendo que muitos deles poderiam ter sido evitados com a leitura de algumas dessas obras de autoajuda.

Portanto, a coisa mais próxima de uma garantia é buscar por autores especialistas no assunto, que investiram tempo e esforço para pesquisar e documentar suas descobertas, ou então que relatam experiências de vida que possam edificar o nosso caminho, tornando o mesmo mais fácil.

2. Este tipo de literatura oferece mais do que apenas entretenimento

Livros de autoajuda não são histórias ou romances que, uma vez que você terminar de lê-los, não é necessário colocar aquilo que leu em prática, já que no caso de romances estamos falando de ficção.

O objetivo dos livros desta categoria é que você coloque em prática o que aprendeu com os mesmo, ou seja, que aplique o conhecimento para melhorar sua vida de uma forma ou de outra.

Livros de desenvolvimento pessoal apresentam novas maneiras, ideias e conceitos para melhorar a si mesmo e se tornar a melhor versão de si mesmo.

3. É agradável ler esse tipo de obra

Se você gosta de ler, entende melhor do que ninguém o prazer da leitura. E os livros de autoajuda, por serem “fáceis de ler”, podem ser apreciados em qualquer lugar e a qualquer hora: na praia, antes de dormir, no seu tempo livre, etc.

Além disso, esses tipos de livros, ao contrário dos outros gêneros, se destinam à reflexão, à meditação e ao autoconhecimento: atividades que, sem dúvida, fazem você se sentir melhor.

4. Eles ajudam a superar as dificuldades que o leitor está passando

Outro entre os benefícios dos livros de autoajuda, é que os mesmos nos auxiliam a superar dificuldades. Todos nós temos desafios, problemas e dificuldades. E às vezes nos bloqueamos e é como se estivéssemos dentro de quatro paredes e não víssemos a saída.

Mas quando você lê esses tipos de livros, o panorama se abre para você, você conhece exemplos de superação de pessoas que passaram pela mesma coisa que você ou que se sentiram como você em algum momento.

E quando escolhemos o livro certo, voltado para o momento em que estamos vivenciando, as mudanças podem ser verdadeiramente surpreendentes.

5. Eles promovem o autoconhecimento e a introspecção

Os livros de desenvolvimento pessoal permitirão que você se conheça melhor, entenda quem é e por que está aqui. Eles farão você pensar sobre o valor que dá às coisas, sobre como percebe o mundo e como pensa sobre o mesmo.

E ao se conhecer melhor, as possibilidades do que podemos alcançar são praticamente infinitas.

Desvantagens de ler livros de autoajuda

Conforme mencionamos no início do conteúdo, nem tudo que reluz é ouro, ou seja, além dos benefícios dos livros de autoajuda, também precisamos conviver com suas desvantagens claras. Conheça algumas delas:

1. Dificuldade em encontrar um bom

Assim como existem livros de autoajuda muito bons, a verdade é que também existem vários que são muito ruins. Então, como podemos saber quais são as leituras mais recomendadas?

Bem, para evitar que este tipo de livro se torne um tédio torturante ou uma perda de tempo, vale a pena pesquisar bastante antes de escolher o seu, além de escolher por autores famosos e bem vistos dentro do meio em que estão inseridos.

2. Encontre uma agulha em um palheiro

Pode parecer absurdo que dentro de todas as páginas de um livro desse tipo, haja menos de 20 que contenham o conhecimento valioso. E o restante? Não serve para nada!

Geralmente são resenhas de outros autores, anedotas, experiências, histórias, etc. E não é incomum ter que lidar com “tantos problemas” para descobrir o que é verdadeiramente valioso e aplicável.

Por isso, os blogs de desenvolvimento pessoal, que muitas vezes apresentam um conhecimento muito mais digerido e direto, começaram a ganhar tantos seguidores. Acesse os mesmos e veja, inclusive, recomendações de quais são as melhores obras do setor.

3. Eles podem não ser a solução para seus problemas

Todas as pessoas são diferentes. O que pode ter funcionado para o autor pode não funcionar para você. E isso pode ser frustrante.

Os livros de autoajuda geralmente apresentam uma visão limitada do que ensinam, pois nem sempre consideram todas as variáveis que podem entrar em jogo na vida de cada leitor.

Não podemos esperar que os problemas do ocidente sejam exatamente iguais aos do oriente, que as dificuldades sociais que existiam há 100 anos sejam as mesmas que vivemos agora.

4. Altas doses de motivação que não se traduzem em ação

Existem ditados típicos como “querer é poder” que costumam aparecer nos livros de autoajuda.

Mas neste exemplo, nem sempre basta querer (exatamente, você tem que fazer!). A verdade é que nosso pior inimigo geralmente são essas dúvidas e inseguranças que ameaçam nossos sonhos.

Portanto, é importante estar ciente de que o que marcará a mudança é exatamente o quanto estamos dispostos a trabalhar e nos esforçar para cumprir o que esses livros pregam.

Porque se ficarmos apenas neste plano superficial onde nos sentimos extremamente motivados, nunca seremos capazes de tirar o máximo proveito deles através da prática dos ensinamentos repassados pela leitura.

5. Eles podem ser um pouco chatos

Não sendo o retrato vívido de uma aventura emocionante ou de uma história intrigante, como no caso de romances ou contos, esses livros podem ser um tanto monótonos ou enfadonhos para o leitor.

Agora que já sabe quais são os benefícios dos livros de autoajuda e também suas desvantagens, avalie se realmente os mesmos estão de acordo com o que você procura e analise bastante antes de escolher um. Até a próxima!

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *