CAGED: entenda a importância

Conheça tudo sobre o caged, o que é, como funciona e qual sua importância, clique e conheça!

O CAGED (cadastro nacional e empregados e desempregados) é a forma como o governo consegue controlar os empregados e desempregados do país. É claro que existem outras formas de fazer este controle, mas manter o CAGED em dia é muito importante para que sua empresa evite problemas.

Além de ser uma forma de controlar a aplicação das leis trabalhistas nos momentos de contratação e demissão, o CAGED também ajuda o governo a compreender nossa economia, ao oferecer dados adequados sobre os rumos de nossa economia.

Nós vamos ensinar como evitar problemas dom multas e outras dificuldades em geral devido ao CAGED.

Quando e como declarar?

O CAGED foi dividido, desde 2013, em duas grandes faixas de obrigações:

Empresa até 20 funcionários: Deve fazer a declaração cada vez que demite ou contrata alguém regido por CLT, ou qualquer movimentação de funcionário dentro do quadro como transferência de setor, promoção, transferência de escritório, etc.

Empresa com mais de 20 funcionários: Deve fazer a declaração por meio digital mensalmente conforme explicado posteriormente, mesmo que não existe nenhuma movimentação de funcionário.

É importante salientar que todas as empresas regulamentadas que tem funcionários trabalhando em regime CLT devem fazer a declaração do CAGED, inclusive repartições públicas.

CAGED – Formas de declaração, prazos e outros detalhes.

caged

O mais importante sobre a declaração do CAGED, como em toda e qualquer declaração desta natureza, é ter certeza de que todos os números e campos forma preenchidos corretamente. Uma das vantagens de fazer as declarações online é que o sistema não aceita a declaração com qualquer dado incorreto, então a certeza de que a declaração foi preenchida corretamente é próximo de 100%.

Estas são as possibilidades de envio da declaração do CAGED, lembrando que apenas empresas com menos de 20 funcionários podem usar qualquer das opções que não sejam a online.

  • CAGED Web: O CAGED Web é uma das formas mais práticas de envio do CAGED, embora possa enfrentar problemas com o servidor devido ao excesso de acessos no primeiro dia do mês. O formulário é enviado por meio de uma conexão segura com a internet, para evitar o roubo de dados. O formulário é preenchido pelo ACI e enviado pelo CAGED WEB, no caso do ACI não aceitar o envio.
  •  CAGED ACI: Um aplicativo a ser instalado no computador para que os dados possam ser enviados diretamente por ele. Mais fácil por corrigir os erros, mas exige a instalação do aplicativo e algumas vezes sofre pequenos bugs e problemas no servidor, que dificultam o envio.
  • Declaração Online: Parecido com o ACI, mas em um ambiente totalmente online, tão seguro quanto os envios anteriores, tem o diferencial de ser mais prático, mas é recomendável apenas para empresas com envios curtos, pois perder a grande quantidade de informação devido a um problema na internet é um problema grande.
  • Por disquete: a ser deixado em qualquer delegacia ou sub delegacia do trabalho.

O prazo de envio da declaração do CAGED é até 7 dias depois do final do mês que está sendo enviado. No caso de atraso, é necessário pagar uma multa automática, que deve ser preenchida e enviada ao ministério do trabalho, para a normalização do cadastro da empresa.

Com todas estas dicas, você percebeu o quanto é fácil manter seu CAGED atualizado, não? Também já falamos aqui sobre o INSS autônomo, sugiro a leitura do artigo

Continue conosco, pois daremos muito mais dicas para você. Até mais! T

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *