BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

INSS autônomo – aprenda aqui como funciona e como pagar!

Como meio de garantir a aposentadoria, assim como outros benefícios que são direito de todos os trabalhadores brasileiros que contribuem com a previdência social, o trabalhador autônomo (INSS autônomo) e outros profissionais que prestam serviços a uma ou mais empresas sem ter obrigatoriamente um vínculo empregatício com as mesmas (carteira assinada), podem se inscrever no INSS e pagar como contribuinte individual. A única coisa que muda é o fato de que quem trabalha com carteira assinada automaticamente esta inscrito na previdência social, já quem é autônomo precisar fazer a inscrição, além de estar incluso na categoria “contribuinte individual”. Vejamos então como se inscrever e como pagar o mesmo:

COMO E QUANDO RECEBER O INSS  AUTÔNOMO

É bem facil de entender. Para receber sua aposentadoria como trabalhado autônomo você precisa ter os seguintes requisitos:

  • Acima de 180 contribuições
  • Se for homem, acima dos 65 anos.
  • Se for mulher, acima dos 60 anos.

Caso tenha os requisitos acima, poderá resgatar a sua aposentadoria.

inss

COMO SE INSCREVER

Se você  trabalhador autônomo e deseja contribuir com a previdência social, basta clicar aqui. No site oficial da previdência social basta clicar em “inscrever-se”. Você será levado a uma página onde terá que preencher informações como Nome Completo, CPF, RG, e diversas outras informações a seu respeito e que serão necessárias para a abertura da sua conta individual. Depois clique em “Confirmar” e continue seguindo as instruções no site. Muito fácil não é mesmo?

COMO PAGAR INSS AUTÔNOMO

É tudo muito simples. Os Trabalhadores autônomos podem filiar-se ao RPGS – Regime Geral de Previdência Social, pagando mensalmente ao INSS, no mínimo 20% do salário de contribuição, independentemente da data de inscrição do trabalhador. Entende-se como salário uma base nos valores recebidos pelos serviços prestados a uma ou mais empresas. O pagamento é feito através de um boleto mensal.

COMO PAGAR INSS AUTÔNOMO – vídeo explicativo

Pois é, se ainda não ficou claro, talvez o vídeo abaixo possa lhe ajudar, confira a seguir:

CONCLUSÃO

Gostaram das informações caros leitores e leitoras? Muitos trabalhadores individuais como feirantes, artesãos, artistas e outros não se importam com a aposentadoria, mas quando não possuem mais condições de trabalhar pedem a mesma tendo o pedido negado. Muitas vezes eles até conseguem a aposentadoria, mas levam anos até provar que não podem se sustentar sozinhos. Por isso, siga as dicas acima e comece a contribuir o quanto antes ;).Tambem ja falamos aqui sobre o cadweb sus, que pode ser interessante para você trabalhador.

Se você tem dúvidas ou deseja enviar sugestões de matérias, que tal deixar pra gente aí nos comentários abaixo?


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *