INSS autônomo – aprenda aqui como funciona e como pagar!
Como meio de garantir a aposentadoria, assim como outros benefícios que são direito de todos os trabalhadores brasileiros que contribuem com a previdência social, o trabalhador autônomo (INSS autônomo) e outros profissionais que prestam serviços a uma ou mais empresas sem ter obrigatoriamente um vínculo empregatício com as mesmas (carteira assinada), podem se inscrever no INSS e pagar como contribuinte individual. A única coisa que muda é o fato de que quem trabalha com carteira assinada automaticamente esta inscrito na previdência social, já quem é autônomo precisar fazer a inscrição, além de estar incluso na categoria “contribuinte individual”. Vejamos então como se inscrever e como pagar o mesmo:
COMO E QUANDO RECEBER O INSS AUTÔNOMO
É bem facil de entender. Para receber sua aposentadoria como trabalhado autônomo você precisa ter os seguintes requisitos:
- Acima de 180 contribuições
- Se for homem, acima dos 65 anos.
- Se for mulher, acima dos 60 anos.
Caso tenha os requisitos acima, poderá resgatar a sua aposentadoria.
COMO SE INSCREVER
Se você trabalhador autônomo e deseja contribuir com a previdência social, basta clicar aqui. No site oficial da previdência social basta clicar em “inscrever-se”. Você será levado a uma página onde terá que preencher informações como Nome Completo, CPF, RG, e diversas outras informações a seu respeito e que serão necessárias para a abertura da sua conta individual. Depois clique em “Confirmar” e continue seguindo as instruções no site. Muito fácil não é mesmo?
COMO PAGAR INSS AUTÔNOMO
É tudo muito simples. Os Trabalhadores autônomos podem filiar-se ao RPGS – Regime Geral de Previdência Social, pagando mensalmente ao INSS, no mínimo 20% do salário de contribuição, independentemente da data de inscrição do trabalhador. Entende-se como salário uma base nos valores recebidos pelos serviços prestados a uma ou mais empresas. O pagamento é feito através de um boleto mensal.
COMO PAGAR INSS AUTÔNOMO – vídeo explicativo
Pois é, se ainda não ficou claro, talvez o vídeo abaixo possa lhe ajudar, confira a seguir:
CONCLUSÃO
Gostaram das informações caros leitores e leitoras? Muitos trabalhadores individuais como feirantes, artesãos, artistas e outros não se importam com a aposentadoria, mas quando não possuem mais condições de trabalhar pedem a mesma tendo o pedido negado. Muitas vezes eles até conseguem a aposentadoria, mas levam anos até provar que não podem se sustentar sozinhos. Por isso, siga as dicas acima e comece a contribuir o quanto antes ;).Tambem ja falamos aqui sobre o cadweb sus, que pode ser interessante para você trabalhador.
Se você tem dúvidas ou deseja enviar sugestões de matérias, que tal deixar pra gente aí nos comentários abaixo?