BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como conservar folhas e legumes na geladeira do jeito certo

Compartilhe:

É péssimo quando vamos até a feira ou supermercado para comprar vegetais, mas depois de algum tempo eles acabam por estragar na geladeira e não temos tempo de comê-los. Se isso acontecer com você, é porque você precisa aprender como conservar folhas e legumes na geladeira do jeito certo. Afinal, existem alguns truques simples que podem ajudar a manter esses vegetais em ótimo estado por mais tempo.

No artigo de hoje, nós vamos ensinar todos os cuidados que você precisa para garantir que os legumes e vegetais que comprar estarão em ótimo estado na geladeira por mais tempo. Todas as dicas são bem simples de fazer e não exigirão muito trabalho da sua parte. Basta aplicá-las em poucos minutos e garantir uma sobrevida dos legumes e vegetais bem maior.

Quer aprender como conservar folhas e legumes na geladeira do jeito certo? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como conservar folhas e legumes na geladeira do jeito certo

Saber como conservar folhas e legumes na geladeira do jeito certo é necessário pois esse tipo de alimento é importante para uma dieta saudável, especialmente para quem busca fortalecer a imunidade.

Veja abaixo como fazer isso do jeito certo!

legumes geladeira

Separe os alimentos e lave-os adequadamente

Quando você comprar alimentos e chegar em casa, precisará separá-los e lavá-los corretamente para que eles durem mais tempo. Existem duas razões primordiais para isso: a primeira delas é que isso ajuda a proteger contra o novo coronavírus. No entanto, a principal razão para lavar os legumes é matar os microorganismos que estão nos legumes e vegetais, além de outros alimentos que estão na geladeira. Isso é importante pois eles são os principais responsáveis por estragar os alimentos.

A maneira certa de lavar os legumes e vegetais é com uma combinação de água e bicarbonato de sódio. Coloque os alimentos em uma bacia com essa mistura e deixe lá por aproximadamente 10 minutos. Depois retire-os e seque-os bem para poder guardar na geladeira.

Não guarde tudo na geladeira

Uma das dicas que a Assistec, uma das principais empresas de assistência técnica do Brasil, costuma dar é para não guardar todos os legumes, verduras e frutas na geladeira. Isso porque nem tudo deve ir para o eletrodoméstico.

Em primeiro lugar, algumas frutas e vegetais, como a banana e o abacate, emitem um gás chamado etileno. Esse gás acelera o processo de amadurecimento, o que pode ser negativo para outros legumes e vegetais. Além disso, outros elementos conservam melhor suas propriedades em temperatura ambiente. Estamos falando de alimentos como maçã, café, mel, pimenta, alho, pepino, batata, banana e tomate verde. O mesmo vale para arroz, aveia, quinoa e feijão, que são grãos secos que devem ser guardados em potes fechados no armário.

Congele o que não será comido agora mesmo

Se você não vai comer as frutas, legumes ou verduras nos próximos dias, então o ideal é congelá-las para poder conservá-las por mais tempo. As frutas podem durar até seis meses congeladas, enquanto verduras e legumes podem durar um pouco mais. O único ponto que se deve ter atenção é o de remover a água das verduras antes de congelá-las para poder ter uma duração maior. Além disso, lembre-se de que vegetais consumidos crus (alface, pepino) não devem ser congelados.

Para congelá-los corretamente, ferva um litro de água para cada 100 gramas do legume descascado que pretende congelar. Deixe cozinhar um pouco até que eles fiquem no ponto certo e então mergulhe-os em uma tigela com água e gelo para dar choque térmico. Quando esfriarem, pode embalar e congelar no freezer.

Respeite o tempo de duração dos alimentos

Por fim, é importante entender que nem as principais técnicas podem estender o tempo de duração de um determinado alimento na geladeira. Por isso, é essencial que você respeite esse prazo para evitar que outros alimentos próximos se contaminem e se estraguem mais rapidamente. Veja a seguir o tempo máximo de conservação de cada alimento:

  • Carnes, verduras e frutas sensíveis, leites e queijos: 72 horas na geladeira;
  • Frutas e legumes crus na gaveta: 1 semana;
  • Ovos: 2 semanas.

Agora que você já aprendeu como conservar folhas e legumes na geladeira do jeito certo, vai acabar aquele problema de comprar esse tipo de alimento no supermercado ou na feira e perdê-los em poucos dias. Desse modo, ficará mais fácil planejar uma rotina alimentar melhor e até mesmo reduzir custos, uma vez que você poderá comprar em mais quantidades e aproveitar melhores promoções.

Gostou do conteúdo? Que tal compartilhá-lo no grupo da família no WhatsApp para que todos saibam desses truques também?

 

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *