BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como Consultar multa pelo RENAVAM do carro?

Compartilhe:

Aprenda o que é o renavam e como consultar multa pelo renavam do carro com nossas super dicas!

No Brasil nós temos muitos documentos para diversas coisas, porque é importante ter tudo organizado e comprovado. E eles é claro também permitem que o governo tenha certo controle sobre a sua população, algo que é importante para se tomar medidas. Mas, quando se compra um carro, uma ação é fundamental, que é realizar a consulta multa pelo RENAVAM.

Ser precavido é muito importante para o brasileiro, pois entre nós existem muitas pessoas que possuem o desejo de dar golpes para obter lucro. Por isso, é sempre importante estar preparado para evitá-los, então verificar se um veículo que você está comprando possui multa também é importante.

Felizmente, já existem formas fáceis e acessíveis de se realizar isso, uma vez que é um procedimento de segurança que não traz muito perigo ao dono do veículo. No entanto, comprar um carro sem fazê-lo é bastante arriscado, pois existem pessoas vendendo veículos que possuem o seu valor em multa.

Para lhe manter protegido desse perigo decidimos escrever um texto sobre o assunto. Pois, comprar um veículo já é algo caro, então, ainda cair num golpe e ter que arcar com o pagamento de multas seria péssimo. Com o intuito de lhe livrar disso iremos lhe ensinar a consulta multa pelo RENAVAM.

O que é RENAVAM?

Sendo um dos registros mais importantes de um veículo. O RENAVAM é uma abreviação para Registro Nacional de Veículos Automotores, nele constam diversas informações relevantes sobre o cadastro do automóvel realizado pelo Detran.

Contudo, existem diferenças entre o RENAVAM e o código RENAVAM. O RENAVAM é basicamente o registro do veículo, enquanto o código RENAVAM são os números que permitem que esse registro e seus dados sejam encontrados sem muita dificuldade.

Funcionando semelhante a uma identidade o código RENAVAM, permite que as autoridades de trânsito consigam saber detalhes sobre o veículo, como:

  • Ano;
  • Cor;
  • Chassi;
  • Modelo;
  • IPVA;
  • CRV;
  • Multas.

Por isso, ele é muito importante para os policiais, pois se houver infrações graves que podem levar o cidadão a cadeia, eles podem fazer a prisão. Além de ser uma forma de encontrar carros com placas clonadas, pois os dados não iriam bater com o registro.

Obtendo as características físicas do carro e o seu histórico, o código RENAVAM é muito útil. Também é válido destacar que esse código é diferente do número do chassi, tendo assim diferentes utilidades.

O chassi é basicamente o nome da estrutura do veículo que dá suporte à carroceria, ao motor, e os outros componentes. Sendo que seu nome correto é NIV (Número de Identificação de Veículo). No entanto, nosso principal foco nesse texto será a consulta multa RENAVAM RJ.

Para que serve o RENAVAM?

Saibam que o RENAVAM é extremamente útil para quem decide comprar um carro usado ou seminovo. Pois, com ele é possível fazer pesquisas de débitos pendentes em relação ao veículo. Evitando assim que você seja pego em algum golpe. Por isso, realizar a consulta multa pelo RENAVAM é fundamental antes de fechar o acordo.

Saber qual a procedência do veículo e como está sua situação legal, é fundamental para não ter problemas no futuro. Como uma multa pesada em aberto sobre o carro, ou até mesmo que ele tenha sido roubado.

Fazer uma atualização no RENAVAM também é importante quando você vende ou compra um veículo. Para que possa ser comunicado e comprovado a venda perante o Detran. Essa medida também pode lhe evitar dor de cabeça. Porque qualquer infração de trânsito ou multa será direcionado para a pessoa que possui o nome no RENAVAM do veículo.

Mesmo sendo cobrado, fazer esse procedimento perante o Detran é importante. Pois, nunca se sabe que tipo de infração o novo dono do veículo pode cometer.

Como consultar multa pelo RENAVAM do carro?

Infelizmente não é possível se fazer um tutorial completo de como consultar as multas em todos os estados, pois infelizmente os Detran trabalham de forma separada. Cada estado possui o seu banco de dados onde constam informações sobre os veículos. Contudo, a maioria dos procedimentos são semelhantes, então não existe muita dificuldade.

Para lhe deixar como pelo menos, um exemplo, iremos ensinar você a como consulta multa pelo RENAVAM no Rio de Janeiro. Que é uma cidade bastante populosa e muitas pessoas precisaram fazer esse procedimento. Para isso basta fazer o seguinte:

  • Acesse o site do Detran do Rio de Janeiro;
  • Digite o número do seu RENAVAM;
  • Em seguida o número do CPF ou CNPJ;
  • Depois marque a opção “Não sou um robô”, e faça algo, se ele lhe solicitar;
  • Por fim clique em “Consultar” e veja os dados.

Caso exista algum problema você conseguirá ver e saber que se a pessoa estiver mentindo não é uma boa opção fechar negócio com ela. Ou caso ainda queira, saiba que é melhor negociar por um valor mais baixo já que você provavelmente terá que arcar com a multa.

 

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *