BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como contar piadas: entenda como ter sucesso e fazer os outros rirem

Compartilhe:

Todo mundo acredita que sabe como contar piadas — pelo menos até ouvir o silêncio constrangedor depois de terminar de contar uma. 

O humor é essencial para a nossa vida (ele faz um bem enorme para a nossa saúde física, sabia?). No entanto, para muita gente, é algo completamente alienígena. Inclusive, há quem acredite que contar uma piada e ser engraçado é um dom.

Entretanto, essa visão não está correta. Assim como um bíceps, saber como contar piadas é um músculo e é uma habilidade que pode ser desenvolvida com a rotina de malhação correta.

Quer aprender como contar piadas e fazer os outros rirem? Então veja nossas dicas abaixo!

Entenda como contar piadas de maneira fundamental

como contar piadas

Qual a diferença entre um bom mecânico e alguém que sabe como ver tutoriais no Youtube para consertar carros? Não, essa não é uma piada, mas sim uma pergunta real.

A grande diferença é que o bom mecânico entende como o carro funciona. Ele vai acertar muito mais no diagnóstico de um problema e na hora de consertá-lo porque ele entende a função de cada peça e qual é a relação de causa e consequência entre elas.

O cara que vê tutoriais no YouTube está limitado ao conhecimento que está na tela. Sem um computador do lado, ele não consegue consertar nada.

Contar piadas é mais ou menos parecido com isso. Você pode ler o Piadas.biz de cabo a rabo e decorar todas as piadas que estão lá, mas se não souber como funciona o mecanismo básico delas, não conseguirá fazer os outros rirem.

Por isso, uma das melhores formas de melhorar na arte de contar piadas é estudar como elas funcionam. Isso mesmo: abra o Piadas.biz, escolha suas piadas favoritas e tente explicar porque elas são engraçadas. 

Aos poucos, você vai entender como o mecanismo básico funciona e poderá usá-lo no seu dia a dia. Spoiler: tem a ver com a maneira como apresentamos a informação, levamos o ouvinte a concluir algo, mas depois subvertemos de maneira a causar um “curto-circuito” no cérebro da pessoa.

Entenda a ligação de causa e efeito entre as palavras da piada

Uma piada muito famosa e muito (muito!) boa é aquela assim:

  • “Uma mulher ouve uma batida na porta de casa e, quando abre, vê um homem parado. Ele diz ‘Buenos dias, señora. Yo soy paraguaio e estoy aqui para matarla’. Desesperada, a mulher diz: ‘Para o quê?’. Ele responde ‘Paraguaio, señora’”.

Como a gente disse antes, a graça está em levar a pessoa a concluir algo, mas depois subverter de maneira esperta, de forma a criar um curto-circuito. Veja bem que até a parte do “Para o quê?”, a piada não tem graça nenhuma. A conclusão óbvia é que o cara vai responder “Para matá-la”, já que essa é a informação relevante. No entanto, quando ele responde “Paraguaio, señora”, é que o nosso cérebro percebe que ele pensou que ela não tinha compreendido de onde ele veio. Como isso estava “na nossa cara” o tempo todo, a gente ri desse curto-circuito no cérebro.

Para que isso aconteça, no entanto, é necessário que as informações sejam dadas na ordem certa. Imagine que a piada fosse assim: “O homem bate na porta e diz ‘Buenos dias, señora. Estoy aqui para matarla” e ela respondesse: ‘Para o quê?’ e então ele falasse ‘Yo soy paraguaio’”.

A piada não teria nenhuma graça sem, em primeiro lugar, a informação de que ele vem do Paraguai (só para deixar claro, a graça não é que ele é paraguaio em si, mas sim o fato de que o “para o quê?” que ela diz poder se encaixar tanto no “paraguaio”, quanto no “para matarla”).

Por isso, é essencial dominar a ordem em que as informações são apresentadas ao ouvinte para poder ter aquele resultado que você quer.

E aí, ficou mais perto de aprender como contar piadas? Então aproveite o campo de comentários abaixo e conte algumas engraçadas pra gente!

 

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *