Como dirigir com mais comodidade no seu carro: dicas essenciais
Quer você tenha comprado um dos carros novos Fiat, quer tenha sido de outra marca, um cuidado importante a ter é entender como dirigir com mais comodidade no seu carro. Isso é importante para garantir o seu conforto dentro do veículo, claro, mas também para aumentar a sua segurança ao rodar e até mesmo sua saúde. Dependendo do tempo que você passar dirigindo, esse cuidado é vital para prevenir algum problema na coluna, por exemplo.
Hoje em dia, o número de motoristas que trabalham com aplicativos de carona, como o Uber ou 99, aumentou bastante. Segundo dados oficiais, só em um único ano, mais de 200 mil profissionais se tornaram motoristas de aplicativos. Isso sem falar no enorme crescimento de profissionais da área entre 2012 e 2019. Todos esses motoristas passam o dia todo rodando pela cidade e, assim, precisam saber como dirigir com mais comodidade no seu carro, de maneira a evitar problemas e ficar mais confortável no geral.
Quer aprender como dirigir com mais comodidade no seu carro? Confira algumas dicas abaixo!
5 dicas de como dirigir com mais comodidade no seu carro
1. Pare o carro de vez em quando para alongar o corpo
Se você estiver dirigindo por muito tempo, é importante parar o carro de vez em quando para alongar um pouco o corpo e descansar. Ficar com o organismo parado em uma só posição, especialmente sentado, pode trazer alguns danos sérios para a nossa saúde.
Em primeiro lugar, há um dano muscular de ficar sempre na mesma posição. Grande parte dos músculos ficam em repouso por tempo demais e perder força e resistência, enquanto outros fazem movimentos repetitivos e causam lesões.
Em segundo lugar, há um dano específico que é causado na circulação. Ficar muito tempo na mesma posição pode danificar o bombeamento de sangue pelo corpo e causar alguns problemas específicos, especialmente nos membros inferiores.
Por fim, há também o acúmulo de estresse no corpo durante o trânsito, especialmente nos músculos perto do pescoço e ombro. Por isso, é vital parar de dirigir em intervalos regulares para fazer um alongamento básico e andar um pouco.
2. Mantenha uma postura correta dentro do automóvel
Ao dirigir, é vital manter uma boa postura para não começar a notar dores nas costas e na base da coluna. Essa postura pode parecer desconfortável em um primeiro momento, mas é o melhor se você não quiser sofrer com dores ao ficar muito tempo no carro.
Basicamente, a postura correta inclui a coluna e a cabeça retas, sem inclinações. Os braços devem estar no volante em posição de repouso, sem estarem muito esticadas e nem muito retraídas. O ideal é colocá-las na posição 10h10, como se o volante fosse um relógio e suas mãos marcassem 10 horas e 10 minutos.
3. Tenha atenção com o ângulo e a altura do banco
Muitos carros contam com a possibilidade de regulagem de altura e ângulo do banco. Em relação à altura, a ideal é aquela que permite que o seu pé encoste nos pedais sem fazer esforço, mas que também permite observação completa da rua sem precisar mover a cabeça. Você tem que estar com a cabeça reta e ver a rua perfeitamente, enquanto encosta os pedais com o pé sem dificuldade. O espaço mínimo recomendado entre os joelhos e o painel do automóvel é de 3 dedos. Menos do que isso e as veias serão pressionadas.
Já a inclinação do banco deve ser, no mínimo, de 100 graus e, no máximo, de 120. Mais do que isso e o cinto de segurança se torna ineficaz.
4. Faça uma revisão completa dos pneus e suspensão
Se você quer dirigir com conforto no seu carro, precisa conferir a qualidade dos seus pneus e o desgaste da suspensão do automóvel. Isso porque essas duas peças são vitais para absorver o impacto do veículo e tornar a cabine interna mais estável.
Pneus com baixa qualidade, descalibrados, desbalanceados e desalinhados fazem o carro tremer todo. O mesmo acontece com uma suspensão desajustada, descalibrada ou desgastada.
Mantenha os sistemas sempre em ordem para não andar no carro como se estivesse em uma máquina de lavar roupa.
5. Ajuste a temperatura interna do veículo com cuidado
Por fim, tenha cuidado com o ajuste de temperatura interna do automóvel. Deixar o ar-condicionado ligado tempo demais pode afetar seu sistema respiratório, mas o vento da janela pode incomodar também. Avalie o contexto de cada situação e seja moderado.
Agora que você já sabe como dirigir com mais comodidade no seu carro, só falta colocar essas dicas em prática para ter uma experiência mais confortável dentro do seu automóvel. É claro que nem todas as dicas aqui precisarão ser colocadas em prática (por exemplo, se você dirigir por pouco tempo, não precisará parar para se alongar), mas todas são úteis para trazer mais conforto na direção de um veículo.
Gostou das dicas? Então compartilhe-as com algum amigo ou familiar que passa muito tempo dirigindo!