BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como dirigir na chuva com segurança

Seja na época de verão em que as fortes chuvas são mais constantes ou mesmo, em outras épocas em que você perceber a chuva quando for dirigir, é preciso ter um cuidado extra para dirigir nesses casos e chegar ao seu destino final em segurança. Para isso, nós do portal Como Fazer vamos apresentar hoje 10 dicas para dirigir na chuva com segurança.

Saiba como dirigir na chuva com segurança

Existem muitas pessoas que preferem não sair de casa se tiverem que dirigir em dias mais chuvosos. Afinal, é realmente mais perigoso e complicado dirigir em dias como esses, seja pela forte intensidade da chuva ou mesmo, pela baixa visibilidade.

carro na chuva

Mas, para que você não tenha que cancelar seus compromissos e consiga, em qualquer situação e especialmente nos dias mais chuvosos, dirigir com total segurança, hoje você vai conferir 10 dicas para realizar essa prática de forma mais segura.

 

  • Mantenha distância de um veículo à frente

 

Essa prática já é considerada dentre as opções de condução defensiva e especialmente nos dias de chuva, deve ser praticada com ainda mais atenção.

Procure manter a distância de aproximadamente a metragem de um carro e dessa forma, caso o veículo da frente precise dar uma freada brusca por qualquer que seja o motivo, você irá conseguir frear também, evitando assim um possível acidente.

 

  • Em momentos de chuva intensa, é melhor estacionar

 

Por mais que existam algumas formas de conseguir conduzir um carro mesmo em chuvas fortes, dependendo da intensidade e principalmente, se for em uma tempestade com baixa visibilidade, talvez o mais indicado seja estacionar o carro e então, esperar a chuva passar ou pelo menos diminuir, para então conseguir seguir o seu caminho em segurança.

 

  • Atenção redobrada

 

Esse não é o momento de verificar mensagens ou escolher a melhor música no rádio. Em dias de chuva, a atenção ao volante precisa realmente ser redobrada, pois o menor descuido pode ocasionar um sério acidente.

Além de elevar a atenção, procure sempre dirigir com as duas mãos no volante para assim, ter o total controle sobre o seu veículo, principalmente pela dificuldade em visualizar os buracos ou objetos na pista.

 

  • Cuidado com a aquaplanagem

 

A aquaplanagem é muito comum de acontecer até mesmo em dias de garoa ou chuva mais fraca. E pensando nisso, as indústrias de pneus já fabricam opções com diferentes desenhos de sulco para conseguir uma melhor circulação da água pelos pneus.

Nesse momento, quando o pneu do carro não está mais em contato direto com a pista, o primeiro passo é manter a calma, depois disso procurar segurar o volante com firmeza e não utilizar o freio.

Procure sempre uma loja de pneus para lhe indicar o melhor tipo de pneu para a seu veículo, e assim, dirigir com segurança, mesmo em dias de chuva.

 

  • Acenda o farol

 

Não importa se é noite ou não. Nos dias de chuva, o farol aceso também ajuda na condução, especialmente por aumentar a visibilidade.

Deixar o farol em luz baixa é a melhor opção para também ajudar os outros motoristas que trafegam no sentido contrário.

 

  • Reduza a velocidade

 

Para evitar qualquer tipo de acidente, o melhor a se fazer em dias de chuva para dirigir com segurança, é reduzir a velocidade.

Mesmo que em uma rodovia a velocidade permitida seja 80 ou 100 km/h por exemplo, procure dirigir em uma velocidade menor e assim, terá a certeza de chegar em segurança ao seu destino.

 

  • Verifique e utilize os limpadores

 

O limpador de para-brisa é um dos principais mecanismos que irá auxiliar a condução segura em dias de chuva, para isso a borracha deve estar em boas condições de uso.

No caso de borrachas que já estão desgastadas, elas apenas espalham a água sem retirar o excesso e auxiliar na condução segura.

 

  • Evite ruas alagadas

 

Tenha muito cuidado, especialmente quando for passar por uma via que esteja alagada.

Se estiver repleta de água, é preferível pegar outra rua, para não acontecer de uma roda passar por um buraco profundo ou ainda, acabar estragando o motor.

 

  • Desembaçar os vidros
  • carro na chuva

 

A chuva forte ou não, por vezes já proporciona menor visibilidade e com os vidros embaçados, pode ficar ainda mais difícil de enxergar o que está a sua frente.

Por isso, procure sempre desembaçar os vidros mantendo a temperatura interna do veículo mais baixa.

 

  • Não faça ultrapassagens

 

Fazer ultrapassagens em dias de chuva é muito perigoso e vai contra boa parte das dicas para dirigir na chuva com segurança que apresentamos aqui.

No trânsito, a paciência é o grande segredo para conseguir ter uma viagem tranquila e segura. Nos dias de chuva, isso é ainda mais importante. Portanto, evite fazer ultrapassagens ao máximo em momentos de chuva.

Gostou deste artigo? Essas 10 dicas podem até parecer um pouco simples, mas saiba que em dias de fortes chuvas, elas poderão fazer uma grande diferença, proporcionando maior segurança e tranquilidade para quem dirige.

 


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *