BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como fazer cicloturismo: Saiba tudo

Que tal praticar cicloturismo? Se não sabe o que é, fique comigo até o final do artigo e você vai entender o que é e como fazer cicloturismo.

O que é cicloturismo

Cicloturismo é uma maneira de fazer turismo que consiste em se deslocar usando uma bicicleta, sendo assim uma maneira saudável, que relaxa e ainda é econômica e ecologicamente viável.

Cada dia mais pessoas se rendem a bicicleta como maneira de locomoção nas grandes cidades, para fugir do trânsito e do stress. No turismo isso também vem ganhando milhares de adeptos no Brasil e no mundo, pois une a bicicleta a natureza, sem poluição, com custos baixos e sem stress.

como fazer cicloturismo

Quem faz uma viagem de bicicleta volta com outra visão do local e também das pessoas, pois o ciclista tem sempre uma recepção muito diferente de outros tipos de turistas.

Como fazer cicloturismo

O cicloturismo é melhor praticado em grupo, pois uma das vantagens é que se pode ir conversando e compartilhando experiências. Além de ser mais seguro, pois se algo acontecer com sua bicicleta você tem outras pessoas para te auxiliar.

Para praticar o cicloturismo o primeiro passo é comprar a sua bicicleta, própria para viagens (em lojas especializadas você receberá a orientação necessária para tomar a decisão correta baseada nas suas necessidades e no seu poder de consumo).

Depois você deve escolher o trajeto que quer conhecer. Existem no Brasil diversos lugares muito badalados, como:

Caminho dos Diamantes (MG)

Que tal pedalar entre duas das mais belas cidades mineiras, que guardam patrimônios importantíssimos da história do Brasil? Pois quem estiver muito bem condicionado e não tiver medo de subidas pode fazer a viagem de Diamantina a Ouro Preto, refazendo o trajeto das riquezas brasileiras que seguiam a Portugal pela Estrada Real.

Rio – Teresópolis (RJ)

A serra fluminense tem muitas atrações e também é uma ótima opção para quem quer pedalar, mas esteja preparado para 20km de subida na serra desde o Rio de Janeiro. Chegando em Petrópolis você encontra muitos museus e pontos turísticos.

Vale do Vinhedo (RS)

No Rio Grande do Sul a pedalada pode ser entre parreirais na Serra. O trajeto reúne as maiores vinícolas do estado, que oferecem degustações de vinhos e espumantes e passeios guiados. Um dos circuitos mais famosos é o “Caminhos de Pedra”.

Circuito Vale Europeu (RS)

Este é o primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O trajeto foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, priorizando assim as estradinhas de terra mais bonitas e tranquilas. Todas as distâncias, relevo, atrativos culturais e ecológicos foram pensados de forma que o cicloturista tire o máximo proveito de sua estadia no Vale Europeu.

Cicloturismo no Brasil e no mundo

Existem muitos outros destinos no Brasil e no mundo e certamente depois de entender como fazer cicloturismo, você não vai mais querer parar de praticar e curtir paisagens maravilhosas com sua bicicleta.

Não se esqueça, após a escolha do trajeto, de estudar minuciosamente o trajeto, para ter noção do que o aguarda.

Para te ajudar ainda mais, quero também indicar que acompanhe o site Cicloturismo pelo Mundo, que divulga os trajetos mais utilizados aqui no Brasil e no mundo.

Nos vemos na próxima pedalada?


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Um comentário

  1. Com certeza Melhor maneira de viajar, ano passado fiz uma viagem de SP a Rj. Depois dela você parece ficar até mais novo. Recomendo a Todos!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *