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Como Melhorar a Produtividade Pessoal

Atualmente, é cada vez mais difícil definir prioridades. Tendemos a lotar nossas caixas postais de e-mails desnecessários, assinar mais notícias do que podemos ler e gastar dinheiro com serviços que não usamos e seguir uma grande quantidade de pessoas que não conseguimos acompanhar. O resultado é que nossas vidas às vezes se tornam “obesas”, cheias de rituais que consomem tempo e energia, criando uma sensação de sobrecarga e tédio.

Lei de Pareto

Nessas horas, há quem recomende aplicar a velha Lei de Pareto. Atribui-se ao economista italiano a constatação de que 80% dos resultados das nossas ações viriam de 20% das causas. Isso se aplicaria a muitos fenômenos.

Por exemplo: 80% da sua renda viriam de apenas 20% dos seus clientes. E por aí vai. A ideia, então, é detectar quais são as coisas que realmente importam e cortar os excessos.

Mas isso não é assim tão simples. Olhe para sua rotina de trabalho. Você consegue identificar rapidamente quais são os 20% que fazem a diferença? Provavelmente não.

Em termos simples, você pode definir prioridades se baseando em contextos: prazos, energia disponível para reacomo ter mais liberdade
lizar as tarefas e recursos disponíveis. 

Exemplo: Digamos que você precise fazer uma viagem internacional, mas só tem um jegue: a prioridade é fazer o possível até chegar a um aeroporto. Você não vai poder transportar um sofá de couro francês em cima do animal, certo? Então, já sabe o que descartar.

Definindo Objetivos de Longo Prazo

Mas há outro nível que não é tão prático e claro: o dos objetivos em longo prazo.

O problema – ou vantagem, depende do ponto de vista – é que alguém sempre escapa dos nossos filtros. Assim, o spam é uma forma caricatural de ruído da comunicação. É gerado por máquinas, automático e, até certo ponto, um tanto quanto inofensivo.

Causa incômodo, distúrbio, falta de foco, perda de tempo, desvio no sistema. Mas não mortes e guerras, coisa que muita falha de comunicação e diferenças de ideologias ainda causa.

As redes sociais se transformarão em um novo tipo de spam? Para algumas pessoas isso já aconteceu. De qualquer forma, o spam, e as sujeiras no Orkut, nos revelam o bug da linguagem: a sua tendência a criar entropia, confusão.

Ou seja: ela vive sempre à beira de criar sua própria autodestruição. Quanto mais aumentamos nossa capacidade de nos comunicar, mais inventamos obstáculos à interação entre pessoas.

É um processo natural. Esse é um dos motivos pelos quais a publicidade vem estudando novos meios de nos fazer prestar atenção em anúncios. Tentam conseguir transformar ruído em informação, o que está cada vez mais difícil, já que estamos muito armados, escaldados de tantos conceitos e ideias, divulgados em ritmo acelerado.

dicas para aumentar a produtividade

Quando os publicitários descobrirem algo que funcione, já estarão de alguma forma, criando o vírus que vai destruí-lo depois de algum tempo.

Necessidade de Atenção

Por isso, a atenção vem se tornando um produto cada vez mais caro. Eu não me espantaria se um dia as próprias pessoas comuns passassem a cobrar por ela, em vez de delegarem esse papel aos meios de comunicação. “Quer pagar para que eu veja seu comercial? Não fale com a Globo, converse comigo diretamente, é mais barato e garantido”. Será?

Não se espantem se as coisas mudarem aqui repentinamente. A negatividade pode ser um dos maiores problemas nos ambientes profissionais. É como se você trabalhasse no alto de uma montanha, com ar rarefeito. Tudo parece mais cansativo.

As pessoas ficam “pesadas”, reclamam pelas costas, fofocam, segregam-se e prejudicam umas às outras. Embora parte desse fenômeno seja tradicional nos agrupamentos humanos, ainda pode ser combatido.

Essa é a vantagem de trabalhar num ambiente como o meu, no qual todos tentamos ficar alertas para treinar nossas mentes e perceber como funcionam nossas negatividades. Na verdade, nossas tarefas cotidianas são como que estratégias para atingir esse objetivo.

Assim, ao longo de minha convivência de 7 meses aqui e de algumas leituras em diversas outras áreas, cheguei a 17 sugestões para lidar com a negatividade no trabalho. Todas, obviamente, foram devidamente adaptadas para pessoas que estão fora de monastérios. 

O que é um livro? Um conjunto de papéis ou as palavras que vêm impressas nele? Aos poucos, estamos deixando de nos importar com isso, à medida entendemos conhecimento como conteúdo. Podemos experimenta-lo de diversas maneiras. Áudio, vídeo, texto de celular, frases curtas, textos complexos e maiores.

Tudo pode ser combinado para uma experiência mais completa. Mas sempre dependendo de contextos. Quanto tempo disponível você tem? Onde está? Qual o objetivo de entrar em contato com determinado material? Neste momento, porque no final do dia tudo pode mudar.

No meu cotidiano, também já percebi isso. Distrair-se na frente do computador não causa sensação de descanso. Pelo contrário, traz certo sentimento de sobrecarga e perda de tempo.

Por que chamar as pausas durante o expediente de distrações? Prefiro chama-las de intervalos táticos. Eles fazem parte do processo criativo. Até para fazer musculação é preciso descansar antes das repetições dos exercícios.

A pausa faz parte da produtividade. Favorece outros processos mentais, além dos conscientes e ditos racionais. Assim, algumas empresas já perceberam que pode ser lucrativo criar espaços, métodos e horários de trabalho flexíveis, capazes de incorporar os diversos ritmos corporais e cognitivos dos seus empregados.

 


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Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

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