Como oferecer seu carro na entrada: dicas essenciais
Quando vamos comprar um automóvel, seja em uma plataforma como a Sul Carro, seja em uma concessionária qualquer, eventualmente temos a opção de usar nosso veículo atual na entrada. Saber como oferecer seu carro na entrada, é portanto, uma ferramenta muito importante para conseguir facilitar a transação e aumentar as chances de conseguir aquele modelo que você tanto quer.
O preço dos carros no Brasil tem subido consideravelmente, o que faz com que até mesmo modelos populares, como o Chevrolet Onix (o carro mais vendido do Brasil), fiquem inacessíveis. Para se ter uma ideia, uma das versões mais baratas do novo modelo do Onix custa ao redor de R$ 60.000,00. Considerando o salário-mínimo do brasileiro, são precisos mais ou menos 60 meses para quitar esse automóvel (ou 5 anos!). Isso sem falar nos juros.
É por isso que saber como oferecer seu carro na entrada faz com que seja mais fácil comprar um automóvel no Brasil atualmente. Afinal de contas, o seu veículo atual vale alguma coisa e pode não só abater todo o valor da entrada do financiamento, como em alguns casos até limpar grande parte do saldo devedor também.
Quer saber como oferecer seu carro na entrada para fazer os melhores negócios possíveis? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Como oferecer seu carro na entrada: 5 dicas
1. Troque as peças que estão em má-condição
Todo cuidado com seu carro será um investimento para que ele não se desvalorize tanto. Faça uma vistoria passando por todos os itens que complementam seu automóvel, como ar-condicionado, travas elétricas, rádio, e caso algum deles esteja em condições ruins, troque por um novo, ou usado em boas condições. O mesmo vale para as pastilhas do freio, e itens de segurança.
2. Limpe a área interna
A primeira impressão é a que fica, e você quer que ela seja a melhor de todas quando passar pela avaliação para oferecer seu carro como entrada. Manchas, restos de comida, poeira e outras sujeiras contribuem para desvalorizar seu automóvel, então faça uma limpeza intensa da área interna, com cuidado especial nos bancos, tapetes e no piso.
3. Faça uma lavagem completa
Cuide bem da área externa de seu carro. Lave com frequência e use somente esponjas macias para evitar riscos. Evite pegar chuva com ele, e caso isso ocorra, não demore para lavar, pois a água da chuva pode manchar.
Todas essas medidas preventivas manterão o seu veículo em bom estado, parecendo novo, mas caso você não tenha conseguido tomar essas precauções, faça essas três coisas antes de levar para avaliação: lave e seque com um pano de algodão macio; conserte amassados e riscos; finalize o acabamento com cera e uma flanela.
Se os riscos forem em grande quantidade, considere passar o carro em uma funilaria para consertar a pintura.
4. Passe seu carro pela revisão
É praxe passar pela revisão a cada período de quilometragem rodada, dependendo do modelo de seu carro, mas neste caso em especial, faça este processo mesmo faltando muito tempo ainda para expirar a última revisão.
Assim você pode falar com propriedade sobre o estado em que o automóvel se encontra, tem a certeza de que todas as peças estão de acordo e vai para a avaliação com a segurança de que não será enganado por falta de conhecimento.
5. Considere vender o carro
Apesar de estarmos falando sobre como dar um carro de entrada em um novo negócio, existe a possibilidade de aproveitar o valor do automóvel de outra forma: vendendo o veículo.
Normalmente, quando damos o carro de entrada, acabamos recebendo um valor menor do que o que ele realmente vale. Afinal de contas, a concessionária usará o veículo para revendê-lo e precisa ter lucro.
No entanto, o negócio é vantajoso porque permite que a gente possa se livrar mais rapidamente do veículo, sem tanta dificuldade ou negociação. É algo positivo, correto?
Entretanto, caso você realmente dê preferência a mais dinheiro, mesmo que leve mais tempo para isso, o ideal é tentar vender o seu carro, especialmente no mercado de particulares. Isso fará com que você receba um valor maior pelo automóvel, especialmente se ele estiver em boas condições.
Depois, você pode usar esse dinheiro para dar uma entrada melhor na aquisição de um carro novo. Demora mais e dá mais trabalho, mas o resultado tende a ser mais positivo também.
Pronto! Agora que você já sabe como oferecer seu carro na entrada de um novo negócio, poderá fazer compras mais acessíveis. Sabe aquele SUV que, antes, parecia inacessível? Talvez agora dê para comprá-lo com o uso do seu veículo atual como entrada, além de um dinheiro extra e o pagamento das mensalidades. Caso prefira um automóvel mais barato, você ainda conseguirá economizar bastante na aquisição.
E aí, gostou do conteúdo? Comente abaixo com a sua opinião!