BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como Saber Se Estou No Período Fértil?

Compartilhe:

Como identificar se já estou no período fértil? Aprenda agora a perceber quando você está nos dias mais favoráveis a uma gravidez. Saiba como se prevenir.

O período fértil feminino ocorre no 11º dia após o inicio do ciclo menstrual (primeiro dia da menstruação), é o período em que a probabilidade de gravidez aumenta em até 25%, pois é quando a mulher está ovulando; esse período dura seis dias, ou seja, do 11º dia até o 17º dia após o inicio da menstruação.

E vale ressaltar que mesmo fora do período fértil, mesmo que a probabilidade seja menor, continua sendo possível que a mulher engravide. Para poder identificar o período fértil, a mulher pode se basear em cálculos feitos a partir do seu ciclo menstrual, principalmente se for um ciclo regular de 28 dias. Lembrando que ciclo menstrual são os dias entre o primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação.

periodo fertil

Os cálculos a serem feitos são bastante simples, usando a tabela periodo fertil é só observar o dia em que a menstruação começou e contar onze dias para frente, por exemplo, se o primeiro dia do ciclo foi dia 1 de Janeiro, o primeiro dia do período fértil da mulher é dia 11 de Janeiro e se estende até o dia 17 de Janeiro, tendo o dia 14 de Janeiro como Dia Fértil (o dia que a mulher está ovulando).

Ou, caso a mulher tenha um ciclo irregular, ela pode registrar seu ciclo por seis meses, e então calcular a media de dias entre uma menstruação e outra, mas vale ressaltar que nesse caso sempre haverá uma probabilidade de erro no calculo para o período fértil.

Sintomas do Périodo Fértil

Outra maneira de poder identificar o período fértil é observar os sintomas que o seu corpo apresenta. O primeiro sintoma é uma secreção produzida pela vagina que tem aparência similar a de clara de ovo crua, essa secreção serve para auxiliar a entrada do espermatozóide.

O sintoma seguinte é o aumento da temperatura corporal da mulher, esse sintoma pode ser mais difícil de ser identificado, pois a mulher precisa saber qual a sua temperatura corporal normalmente para notar a diferencia; esse aumento na temperatura é provocado devido ao aumento de progesterona liberada no organismo.

Devido a mudanças hormonais como essa citada, a mulher também pode ter aumento da libido e do apetite, sem contar com as oscilações de humor: irritabilidade e desequilíbrio emocional.

Algumas mulheres podem sentir dores na região do baixo ventre (como cólicas), o que normalmente, significa que essa mulher esta ovulando naquele momento.

Esses sintomas podem se manifestar de maneira mais expressiva em algumas mulheres e em outras não. Por isso, é sempre recomendado que a mulher mantenha uma rotina de visitas ao ginecologista, não só pela saúde, mas também para poder tirar duvidas e entender melhor o que acontece com o seu corpo.

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *