Como ser um pai melhor: 5 formas de ter sucesso

A vida de um pai é recheada de desafios e surpresas. Para ajudá-lo a lidar com esses momentos da melhor forma, reservamos algumas dicas para deixar o processo menos complexo e mais divertido. Acompanhe!

1- Cuidado com o excesso de comparação

Um dos erros mais comuns na hora da educação dos filhos é acreditar que é possível trilhar o mesmo caminho dos seus pais. No livro Manual de um filho para como ser pai, o autor Jockymann, J.F explica o risco desse tipo de comparação.

pai melhor

“Não é errado querer se inspirar naqueles que admiramos, mas não dá para olhar para o que brilha e evitar o escuro, assim como não dá para se espelhar corretamente em outra pessoa. Peneire aquilo que vocês lembram que funcionou com vocês como filhos, e podem acabar achando ouro.

 

Claro, só conseguir areia e barro também é uma possibilidade, então tente ao máximo se adaptar. Lembre-se da frase “você não é seu pai, e seu filho não é você” e muitos problemas poderão ser evitados. Se você quiser, borde em uma almofada, garanto que nem você nem suas visitas vão esquecer essa frase tão facilmente”, explica.

2- Reserve um tempo para o seu filho

O isolamento social causado pelo novo coronavírus fez com que muitos pais voltassem a trabalhar em sua própria residência. Para aproveitar essa mudança de rotina da melhor forma, lembre-se que existe vida fora do escritório.

 

É fundamental reservar um período do dia para conversar com o seu filho, ajudá-lo nas tarefas da escola ou simplesmente fazer uma visita ao parque que está localizado próximo a sua residência.

 

Sabemos que nem sempre conseguimos ter um momento com os nossos filhos, porém, os dias passam muito rápido e, em um piscar de olhos, os pequenos crescem e não querem mais ficar tanto tempo ao seu lado. Pense nisso e altere a sua rotina, combinado?

3- Demonstre afeto

Outra dica interessante é não ter vergonha de demonstrar afeto para os seus filhos. Eles precisam de aconchego não só da mãe, mas também do pai. Portanto, abrace, beije e, se possível, até faça cafuné. Nunca é demais lembrar que “eu te amo” é sempre bem-vindo.

4- Busque conhecimento atualizado

Ser pai, realmente, não é uma tarefa fácil. É importante entender a importância da presença na gestação, detalhes sobre o parto e chegada do bebê, como viver cada trimestre da gestação, como criar vínculo com o filho, informações sobre a licença paternidade, cuidados com o bebê, como planejar o futuro, a relação entre bebê casamento e vida pessoal.

 

O lado positivo é que todos esses detalhes estão reunidos em apenas um único lugar: curso de paternidade responsável. A matrícula é grátis e você pode estudar de onde quiser.

 

Para aproveitar o conteúdo da melhor forma, recomendamos iniciar o aprendizado antes do nascimento do bebê. Assim, você terá mais tempo livre para absorver o material e se sentirá mais confiante para ter uma relação melhor com a criança.

5- Apoie as mães

Para evitar problemas, procure não discordar e brigar na frente dos pequenos. A forma como você se relaciona com a esposa e com as outras pessoas em sua volta influencia no comportamento da criança no futuro.

 

Se você quer que o seu filho seja respeitoso e amável, tenha essas atitudes. Caso contrário, o comportamento deles será diferente.

 

Após descobrir como ser um pai melhor, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações para ter um relacionamento melhor com os seus filhos.

 

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *