BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como surgiram as orquídeas

Você já parou para pensar a quanto tempo existem as orquídeas e como elas surgiram? Se você não ouviu e ficou curioso continue lendo.

Como surgiram as orquídeas

Como elas surgiram não se sabe ao certo, mas elas não surgiram assim do nada não é mesmo? Mas podemos ter uma ideia de quando.

A análise de parte de uma orquídea que estava ligada a um fóssil de abelha encontrado na República Dominicana em 2000 revela que essas complexas plantas surgiram há mais tempo do que imaginavam os biólogos.

Os estudos feitos mostram que as orquídeas poderiam ter coexistido com os dinossauros.

orquideas

O fóssil encontrado consiste em um polinário, isto é, um pacote de pólen aglutinado, a forma pela qual a maior parte das orquídeas libera seu pólen. Esse polinário está ligado à região dorsal (mesoscutelo) de uma abelha fóssil da espécie extinta Proplebeia dominicana.

Ambos estão preservados em âmbar e datam do período Mioceno (entre 20 e 15 milhões de anos atrás). 

A análise do polinário permitiu inferir alguns atributos morfológicos das flores e a forma como eram visitadas e polinizadas pelos insetos.

O fóssil de orquídea foi descrito com o nome científico Meliorchis caribea, pertencente à subtribo Goodyerinae, agrupamento que ainda tem representantes vivos na flora atual. 

Essa descoberta e os estudos feitos foram publicados pela revista científica Nature.

Embora possam parecer frágeis, as orquídeas são muito resistentes e evoluíram para viver em todos os habitats, com exceção da água e dos desertos, e em todos os continentes, com exceção da Antártica. 

Orquídeas da medicina

Os antigos chineses foram dos primeiros a utilizar orquídeas na medicina. Eles as consideravam as mais aristocráticas dentre as plantas, e seu perfume simboliza virtude e sabedoria.

Durante muito tempo, acreditou-se também que as orquídeas possuíam poderes afrodisíacos.

Comerciantes e colecionadores de orquídeas gastam milhões todos os anos na aquisição de espécies exóticas e estima-se que globalmente o volume de negócios com orquídeas movimente cerca de US$ 1 bilhão por ano. O maior pagamento já efetuado pela compra de uma única planta foi de 1.500 libras esterlinas, em 1890 – o equivalente ao valor atualizado de 100 mil libras esterlinas.

Da para perceber que essas plantas são muito amadas, por muitas pessoas. Se você também é um admirador, espero que tenha gostado de saber um pouco mais sobre as orquídeas e seu surgimento.


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *