Como ter sucesso com Guest Post: conheça as melhores práticas

Se você pretende aumentar a autoridade do seu site, precisa primeiro aprender como ter sucesso com guest post na Internet.

A razão para isso é bem simples: o guest post é uma das ferramentas mais eficazes para quem quer desenvolver uma boa estratégia de link building que, por sua vez, ajuda a aumentar a sua autoridade e seus resultados no Google.

No entanto, se a sua estratégia de guest post não for bem-sucedida, o efeito bola de neve será devastador: sem bons links, você não conseguirá autoridade e ficará atrás dos seus concorrentes no Google.

Não é isso que você quer, não é? Então aprenda agora mesmo como ter sucesso com Guest Post na Internet!

Produza um conteúdo de alta qualidade

Ainda hoje, o Marketing de Conteúdo é uma ferramenta ótima para conseguir engajamento no ambiente digital. No entanto, isso não significa que qualquer ação de Marketing de Conteúdo gerará engajamento.

sucesso guest post

Pense na questão como futebol: é fato que um time usar uma tática com 3 atacantes aumenta as chances de marcar um gol. No entanto, se forem três atacantes ruins, a equipe continuará perdendo os jogos.

Por isso, o principal segredo de como ter sucesso com Guest Post na Internet é investir em realmente criar um conteúdo de qualidade. Não basta só encher linguiça por 1000 palavras e enviar para o parceiro. É importante que o conteúdo tenha valor real.

Existe uma lógica bem simples por trás disso: o Google não considera somente o link de um parceiro para definir a sua autoridade. Ele leva em consideração também todo o engajamento que o link gerou.

Por isso, um link que existe só “porque sim” gera resultados muito piores do que um link orgânico, bem colocado, em um artigo que gere comentários e engajamento.

Tenha uma meta para saber como ter sucesso com Guest Post

Além de ter um bom post, pense sempre no que você quer alcançar com a sua estratégia de Guest Post. É fato que um dos principais objetivos é aumentar a sua autoridade no Google, mas existem muitas outras metas que podem ser atingidas com essa ferramenta.

Imagine que você é um consultor financeiro e quer, por exemplo, ganhar mais seguidores nas redes sociais. Você pode produzir o conteúdo e inserir um CTA para que o leitor siga seu perfil no Twitter, Instagram ou Facebook.

Outro exemplo é uma loja que produza doces para aniversários infantis. Ela pode fazer guest posts e tentar coletar e-mails para enviar newsletters com promoções.

Enfim, estabeleça a sua meta e monte o conteúdo ao redor dela, sempre mantendo cuidado para ter uma boa qualidade no seu texto.

Procure oportunidades de Guest Post em sites de autoridade

Se o seu objetivo com o Guest Post é aumentar a sua autoridade no Google e melhorar o seu tráfego orgânico, então é essencial que busque bons parceiros para a estratégia.

Isso significa que os conteúdos devem ser publicados em sites que tenham duas características básicas:

  • autoridade;
  • ligação com o seu segmento.

Por exemplo, se você é um consultor de finanças, deve publicar em um blog que tenha ligação com o universo financeiro e que seja lido pelo seu público-alvo, além de ter autoridade o suficiente para conceder o famoso “link juice” para você.

Não adianta muito, por exemplo, produzir conteúdos para um blog sobre pedagogia, já que a conexão parecerá forçada para o Google.

Fuja do lugar-comum ao produzir o seu conteúdo convidado

Enquanto estiver produzindo o texto que enviará para o seu site-parceiro, evite lugares-comuns ou um conteúdo raso. Na verdade, se possível, faça exatamente o oposto> proponha visões inovadoras da área (desde que você concorde com elas).

Isso aumentará bastante o engajamento do texto pois as pessoas tendem a se interessar e interagir mais com o que sai o comum. No entanto, use essa técnica com cuidado para não ficar conhecido como o “maluco” da área.

Além disso, se for possível, prefira focar em um assunto específico no seu artigo, em vez de cair na tentação de abordar algo mais abrangente. Quanto mais específico for, maior será a percepção de conteúdo inserida no artigo e melhor a resposta do leitor.

Divida os links com sites de autoridade para melhor resultado

Por fim, se você quer mesmo saber como ter sucesso com Guest Post, não esqueça de “dividir” o espaço com outras fontes de autoridade. Ou seja: não limite a linkagem do artigo ao seu próprio conteúdo.

Em primeiro lugar, faz sentido adicionar alguns links internos do parceiro que publicará o conteúdo. Se não for possível fazê-lo, permita que o próprio parceiro faça links internos.

Depois, adicione também alguns links a fontes de autoridade reconhecidas, como a Wikipédia, o G1, a BBC e outros jornais e especialistas.

Isso deixará o conteúdo mais rico e de acordo com as diretrizes do Google, mas também aumentará o seu reconhecimento por assimilação dentro do algoritmo do buscador.

Aprendeu como ter sucesso com Guest Post? Se você colocar essas dicas em prática, não terá dificuldades para registrar o s melhores resultados possíveis com a sua estratégia.

E aí, quais dessas práticas você já fazia? Conte para a gente nos comentários abaixo!

 

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

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