Controle de vendas: 5 dicas para não errar
É relativamente comum que empresas pequenas não compreendam a necessidade de organizar processos administrativos logo no início do funcionamento. Controlar estoque, novas aquisições, capital de giro e controle de caixa, por exemplo, estão entre os principais motivos dos negócios sucumbirem no início.
Dentre os exemplos citados, um dos mais importantes está o controle de vendas. O controle de vendas permite ao empresário enxergar o que está sendo vendido, quanto foi fendido e para quem está se vendendo. Ao analisar os dados disso, é possível ter em mãos um excelente fluxo de caixa e produtos que atendam o perfil dos clientes.
Não dar atenção ao controle de vendas significa deixar de lado um dos principais indicadores de saúde financeira de sua empresa. Se você tem dúvidas de como realizar um controle de vendas de modo qualitativo, então não deixe de ler o conteúdo a seguir, onde daremos 5 dicas imprescindíveis para realiza-lo da melhor forma possível. Confira.
1 – Manutenção do registro
Essa a dica mais importante, afinal, toda a venda deve ser registrada, seja para fins de fiscalização, ou então para controle de fluxo de caixa e análise. Dependendo do tipo do seu negócio, esse registro pode ocorrer de modo simples, através de comandos e notas, ou então de maneira mais complexa, onde é incluído o tipo de serviço prestado e um cadastro do cliente.
Em todos os casos, o importante da manutenção do registro é identificar quais são as necessidades de sua empresa e como o controle de vendas irá supri-las.
2 – Tenha um mapa de vendas
Com um mapa de vendas será possível identificar por períodos de tempo determinados, o que foi vendido, para quem foi vendido e a entrada total de caixa. O mapa de vendas, aliado ao controle de estoque é capaz de identificar os principais produtos comercializados em determinadas datas e com isso alavancar ainda mais as vendas nesses próximos períodos, como dia das mães e dia dos namorados, por exemplo.
Com um mapa de venda em mãos, pequenas empresas, podem ainda potencializar suas vendas com ações de marketing direcionadas.
3 – Crie um banco de dados com clientes
Essa dica está totalmente atrelada a anterior. Com um mapa de vendas em mãos, é possível criar um banco de dados dos seus clientes. Esse tipo de ação permite fazer propostas especiais/customizadas, fidelizar clientes, manter sua empresa em um mercado específico e com isso determinado públicos-alvo, ou seja, ter um controle de vendas, otimizar sua relação com seus clientes.
4 – Tenha um controle de documentos
Ter um controle de vendas funcionando de modo qualitativo, implica diretamente na necessidade de se manter um controle de documentos sobre as saídas de seus produtos. Isso, por outro lado, permite que o empresário faça uma análise detalhada sobre seu próprio estoque. O controle de vendas precisa ser compatível com o controle de estoques.
Caso haja incongruência, é necessário verificar onde ocorreu determinado erro, e sem um controle documental, procurar erros, será como procurar uma agulha no palheiro.
5 – Controle total do orçamento
E a dica final, é que controlar suas vendas é totalmente necessário para controlar o orçamento e também os fluxos financeiros da empresa, ou seja, é a partir do controle de vendas que será possível gerar relatórios que mostrem capital de giro, capital permanente, passivos circulantes, impostos a serem pagos e etc. O controle de vendas é algo fundamental para o funcionamento linear de toda e qualquer empresa.
Um controle de vendas executado de modo correto é considerado um indicador extremamente valioso para todos os aspectos da empresa, pois ele será capaz de mostrar se o negócio está dando certo ou não.
Se você está pensando em empreender, ou está começando agora, tenha um controle de vendas, ele certamente será a segurança que a saúde financeira da sua empresa necessita. Você pode investir em softwares de conciliação bancária pois otimizam o tempo e fazem o trabalho mais difícil em apenas alguns cliques.