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Dormir faz bem

O verbo dormir, nos traz o significado exato da palavra – descansar, ficar em estado de sono.

Hoje em dia, com a tumultuada vida de trabalho, nós não estamos tendo tempo para fazer uma necessidade que o corpo pede, o descanso! São tantas obrigações no dia a dia que fazem com que diminuamos o tempo do repouso.

Mas o dormir, descansar ou repousar é uma necessidade biológica do ser humano. O tempo desse repouso, permite que nosso cérebro processe informações e o armazenamento de memórias, além de recarregar suas energias, restaura todo seu corpo para o próximo dia, fazendo bem a sua saúde e consequentemente, uma ótima qualidade de vida.

O ideal é dormir de 6 a 8 horas por dia.

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O sono e como funciona

É um estado ordinário de consciência.  É durante o sono que o organismo recupera o desgaste físico e mental, trazendo um bom funcionamento para o corpo.

O nosso relógio biológico é programado para um ciclo de 24 horas, e o processo do sono é controlado por ele. O desenvolvimento desse ciclo, além de ser adaptado geneticamente, depende de vários fatores externos do ambiente onde vive, como o hábito de vida social.

Nosso sono vem através de um hormônio produzido no cérebro e seu ponto ápice começa assim que o sol se põe. Ocorre uma espécie de “aviso” do corpo para que você comece a preparar para dormir. Sua temperatura e pressão arterial sofrem uma queda, dando a vontade de dormir.

Fases do sono:

As fases do sono formam um ciclo, são cinco fases, sendo que cada uma delas apresenta um estágio fisiológico específico. Cada fase duram cerca de 90 minutos cada, desta forma, um ciclo do sono é repetido de quatro a cinco vezes por noite.

Fase 1: Representa a fase de sono leve, onde você começa a sentir as primeiras sensações do sono e podendo ser facilmente acordado.

Fase 2: Representa a fase onde a atividade cardíaca é reduzida, a temperatura cai e os músculos começam a relaxar. Nessa fase o despertar é possível, mais difícil.

Fase 3 e 4: Representam as fases do sono profundo. As ondas cerebrais começam a diminuir o ritmo. Seria muito mais difícil de acordar, mas se acordado, você pode se sentir fraco e desorientado por vários minutos antes de voltar a consciência. Nessas fases o organismo libera os hormônios ligados ao crescimento, principalmente em adolescentes e crianças, e executa o processo de recuperação de células e órgãos. As fases de sono profundo, são importantes para se sentir revigorado pela manhã. Se essas etapas são muito curtas, o sono não vai ser satisfatório

As fases de um a quatro são consideradas fases REM – sigla para Rapid Eye Movement que significa Movimento Rápido dos Olhos). O REM acontece intensas atividades cerebrais, ocorrendo rápidos movimentos oculares que explica o nome das fases. É no REM que acontece a importante recuperação física e emocional.

Fase 5 ou NREM: Representa a fase onde a atividade do cérebro acelera e inicia o processo de formação dos sonhos. É quando o cérebro faz um tipo de faxina na memória, guardando as informações importantes recebidas durante o dia e joga fora as informações desnecessárias.

     

Legenda: Sono profundo de um pai com seu filho

Benefícios do sono para a saúde

Estimula o Hormônio do Crescimento: São produzidos pelas glândulas hipófise, na base do cérebro. O hormônio de crescimento (HG) tem seu ápice a noite, entre 9 hora da noite até as 4 horas da madrugada. Sua função é manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose.

Melhora o aprendizado: Quando você dorme, ocorre a pausa da comunicação entre os neurônios. Essa “descanso” do neurônio aumenta a capacidade de aprender mais. Por isso, temos que dormir bem para aprender mais!

Melhora a qualidade do sexo: Dormir bem melhora o sexo e como consequência o sono. Quando ocorre o orgasmos, um hormônio chamado oxitocina é liberado e reduzindo o estresse. Existem pesquisas que afirmam que quem dorme bem, possui 14% de chances a mais de transar.

Diminuição da ansiedade: Quando ocorre uma noite bem dormida, o hormônio chamado melatonina é liberado, proporcionando o relaxamento. Sua produção é em torno de 9 horas da noite, mostrando para o organismos que já está na hora de começar a relaxar.

Fortalece o sistema imunológico: Dormir menos de 6 horas por dia, diminui as células de defesa do organismo, ficando mais propenso as doenças infecciosas, podendo atrapalhar até a eficácia da vacina.

Ajuda a emagrecer: Os hormônios chamado Grelina e Leptina são responsáveis pela digestão e saciedade alimentar. Quem dorme bem, possui níveis equilibrados desses hormônios, que permite a queima da gordura e diminuição de açúcar no sangue. Uma boa noite de sono previne a obesidade e a diabete.

Combate à hipertensão: O sono profundo e ininterrupto está relacionado a bons níveis de pressão arterial. O estresse faz a atividade da adrenalina aumentar no corpo. Se a pressão sanguínea fica permanentemente alterada, pode gerar hipertensão.

Previne a depressão: Dormir de 6 a 8 horas por dia, aumenta a qualidade de vida e diminui os níveis de depressão. Estudos mostram que quem dorme menos de 6 horas e até mais de 9 horas tendem a ter índices de depressão mais alto.

O que podemos mudar no quarto para dormir melhor?

  1. Não podemos levar preocupações do dia a dia para cama. Anote tudo para não esquecer o que fazer no dia seguinte e relaxe!

  2. Veja o melhor travesseiro que possa encaixar sua cabeça com seu ombro para você ter uma noite tranquila e de sonhos.

  3. Troque de tempos em tempos seu colchão.

  4. Tenha em seu quarto luzes menos intensas. Elas te fazem relaxar facilitando o sono.

  5. Deixe o despertador ou relógios de criado-mudo longe da cama. Olhar as horas, pode causar um pouco de ansiedade.

  6. Evite cores de paredes escuras, elas de deixam mais tensos para dormir.

  7. Vá para a cama na hora que der sono. Ficar virando de um lado para o outro pode fazer você lembrar do que fazer no outro dia e não conseguir dormir mais.

  8. Apesar de muitos terem a facilidade de dormir com a televisão ligada, evite elas ao máximo. Não é recomendado!

  9. Instale uma cortina que tampe a claridade que o quarto pode ter. Assim você evita de ser despertado com a claridade do sol.

  10. Durma em um ambiente onde não há barulho nas ruas. Busque por janelas antirruídos.

  11. No verão, adquira um ventilador ou um ar-condicionado, para evitar o aquecimento da temperatura no quarto.

  12. O habito de ler a noite, além de ser bom para sua mente, ajuda a relaxar até o sono chegar.

Legenda: Quarto adequado com uma boa leitura antes de dormir

 

 

 


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Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

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