BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Fórmula de Bhaskara: Como surgiu? Pra que serve?

Saiba tudo sobre a fórmula de Bhaskara, essa importante fórmula matemática que ajuda gerações há décadas a resolver importantes equações de segundo grau. Saiba sua importância na história, seu surgimento e quem descobriu.

No mundo atual, utilizamos várias fórmulas matemáticas para facilitar nossas vidas, mas nem sempre sabemos o por que da sua existência e nem quem a criou, como é o caso da popular fórmula de bhaskara.

O que é Fórmula de Bhaskara?

A fórmula de Bhaskara te ajuda na resolução de problemas matemáticos como as equações de segundo grau completas, pois as incompletas se dão através da resolução da simples raiz quadrada.

Eis a Fórmula de Bhaskara:

formula de baskhara

Esta fórmula é essencialmente utilizada para resoluções de equações quadráticas de fórmula geral ax2+bx+c=0, com coeficientes reais, com a≠0.

Esta importante fórmula está no top 5 fórmula mais importantes da história da matemática, completamente essencial.

A fórmula auxiliará nos estudos do aluno para encontrar as raízes numa equação de segundo grau, sendo assim, os valores referentes a x quando a equação for solucionada.

Como surgiu a Fórmula de Bhaskara?

Acharya Bhaskara foi um importante filósofo e matemático indiano, viveu entre 1.114 a 1.185 na Índia. Suas origens são de uma tradicional família de astrólogos, seguiu os passos da família, mas se aprofundou em uma direção mais científica, destinando-se à filosofia, matemática e astronomia. Logo após ter começado seus estudos já ganhou destaque com suas pesquisas e interesses e já assim obteve reconhecimento e lhe foi oferecido o cargo de direção do observatório da cidade de Ujjain, que, na época, era o maior e melhor centro de estudos e pesquisas matemáticas e astronômicas da Índia.

formula de bhaskara

Dentre seus livros escritos, os três mais importantes deles são: Lilavati, Siddhanta-siromani e Bijaganita. O primeiro é um livro basicamente simples que resolve problemas de Aritmética, geometria combinatória e plana. O segundo livro Siddhanta-siromani é sobre estudos astronômicos, como a esfera celeste e matemática dos planetas. Já o Bijaganita é um livro de álgebra, que mostra muito resoluções de cálculos aritméticos e geométricos, e este livro trouxe novidades e descobertas sobre as equações indeterminadas.

A curiosidade sobre a Fórmula de Bhaskara é que não foi ele que a descobriu ou inventou, essa fórmula que resolve as equações de segundo grau completas tomou essa referência de nome apenas aqui no Brasil, em outros livros do mundo essa fórmula não tem esse nome. A referência ao matemático não é muito adequada, pois problemas do mesmo sentido matemático já eram resolvidos assim 4 mil anos antes, com registros dos babilônicos e tábuas cuneiformes.

Mas nem por isso podemos deixar de engrandecer esse importante matemático pra nossa história que durante seus 71 anos se dedicou ao avanço matemático, e em 1207 foi criada uma entidade educacional para estudar seus trabalhos e feitos.

Já falamos aqui em outro artigo sobre como usar a tabuada para imprimir. sugiro a leitura do artigo.

Para dúvidas e sugestões, nos deixem comentários!

 


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *