Garrafa térmica: quem inventou e por quê?
Feita para manter a temperatura de bebidas, sejam quentes ou frias, sem influência externa, a garrafa térmica é um utensílio versátil e funcional, quase que indispensável na casa de qualquer pessoa.
Ela é composta por duas formas colocadas uma dentro da outra e que se juntam no gargalo. Assim, é retirado todo o ar do espaço entre essas formas, gerando um vácuo que evita a troca de calor com o exterior e mantém a temperatura do líquido no interior por muito mais tempo.
A garrafa térmica de inox pode diminuir ainda mais a troca de temperatura entre ela e o ambiente, além de ser fácil de limpar e não deixar cheiro ou gosto. Por isso é a mais requisitada e querida na hora de comprar.
Por ser disponibilizada no mercado em diversos tamanhos, é ideal para várias situações, como, por exemplo, viagens longas de carro, piqueniques, e, claro, diariamente no trabalho ou ambiente de estudo, a garrafa térmica é aquela melhor amiga e companheira para todos os momentos.
Agora, quem inventou a garrafa térmica e por quê?
Com o objetivo de manter as soluções químicas do laboratório em uma temperatura única, em 1892, o escocês James Dewar, cientista da Universidade de Oxford (Inglaterra), criou uma caixa com o domínio de isolamento de vácuo, o mesmo da garrafa térmica. Apesar disso, Dewar não é considerado o criador oficial da garrafa térmica, já que no início do século XX, o fabricante de vidros alemão, Reinhold Burger, percebeu que poderia diminuir o tamanho desse recipiente, o deixando com a aparência mais próxima da que conhecemos hoje e, após isso, a patenteou.
Em 1904, a garrafa térmica foi lançada comercialmente pela empresa alemã Thermos GmbH e se tornou popular com muita rapidez, o que resultou na sua produção em alta escala.
Provavelmente você não sabe, mas existem vários cuidados que aquela sua garrafa térmica para água gelada ou cafézinho quentinho, não estrague e continue cumprindo sua missão da melhor forma e por muito mais tempo:
- Não ponha pedras de gelo dentro;
- Não encha com bebida gaseificada;
- Ao usar, encha até o máximo;
- Evite deitá-la, mantenha sempre na vertical;
- Não coloque em máquina de lavar louça;
- Lave com detergente neutro;
- Não limpe com esponja de aço;
- Aqueça ou esfrie o máximo para manter a temperatura adequada;
- Não a derruba, a ampola é de vidro e irá quebrar;
- Não retire a ampola, ao menos que esteja quebrada;
- Após lavar, não feche a garrafa com ela ainda úmida;
As melhores garrafas térmicas são aquelas que permanecem ao nosso lado por muito tempo, então, se você tem uma que é a sua queridinha, certifique-se de tomar todos os cuidados necessários para não estragar essa sua companheira de todas as horas.