Hipoteca de imóvel pode garantir crédito alto

Dar a casa como garantia é uma alternativa que assusta milhares de famílias, por ser vista como o sinónimo do início de ficar sem casa. No entanto, devemos ver esta alternativa como uma entre muitas existentes para conseguir empréstimos de alto valor, com prazo mais extenso para pagar e com juros que são abaixo da média de mercado. Esta opção de crédito existe no mercado e está disponível em alguns bancos. Neste artigo vamos apresentar esta opção de crédito e conhecer todas as vantagens, desvantagens e cuidados a ter ao requisitar esta modalidade de crédito.

Hipoteca – O que é?

hipoteca

A hipoteca consiste numa modalidade de empréstimo que permite que o cliente consiga o dinheiro necessário para a finalidade desejada, sendo que as taxas de juro asseguradas são inferiores às da maioria das linhas de crédito disponíveis ao público em geral. É uma modalidade que permite liquidez a curto prazo, mas que tem um risco muito elevado, em caso de inadimplência, o banco fica com o direito de ficar com a casa.

Características gerais

Esta modalidade surgiu em 2008 em cinco instituições, a Caixa, o Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Citi e apresenta algumas características únicas:

  • Um único imóvel pode ser dado como garantia;
  • Esta operação é legal, inclusivamente se o imóvel for o único da família, desde que a operação seja feita de forma voluntária pela família;
  • Juros abaixo da média de mercado;
  • Na maioria das vezes, o valor concedido chega a 100% do imóvel;
  • Até 30 anos de prazo de pagamento;
  • Valores imóveis residenciais são aceites;

Os principais usos desta modalidade são investimentos em negócios, bem como troca de dívida por outra com juros mais baixos. Os bancos conseguem uma garantia real do valor concedido, sendo que o prazo longo garante uma menor inadimplência do imóvel.

Funcionamento

Apesar do cliente decidir como vai usar o dinheiro, o mais comum é a troca por uma dívida mais barata por ter juros mais baixo, sendo que alguns usos não relacionados com imóveis também são referidos. Para ter acesso a esta modalidade é necessário ter um imóvel próprio que seja avaliado por empresas credenciadas no banco. Os bancos só aceitam imóveis residenciais como garantia desde que o proprietário seja uma pessoa física.

As taxas de juro estão entre os 0,98% da Caixa e os 1,53% do Santander, que são valores abaixo dos verificados do mercado, sendo este o principal ponto referido por quem recorre a esta modalidade para se financiar.

 

Perigos

Perante vantagens tão elevadas, o risco também é equivalente, caso a operação não dê o resultado desejado, pode levar no limite à perda do imóvel. Neste caso o consumidor tem de ter perto de 100% de certeza que o risco está coberto, pois uma vez que fique sem imóvel para o recuperar ou terá de despender valores ainda mais elevados, ou então não o recupera de todo.

Imagine que quer uma das casas à venda em Osasco e para a adquirir recorre à modalidade referida no artigo, neste caso você está a investir em imóveis, e nesta vertente acaba por reduzir o risco, desde que o valor da hipoteca permita cobrir na totalidade o valor da casa adquirida em Osasco. Se o valor for superior, o risco duplica e pode perder inclusivamente as duas casas.

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *