Maca peruana: saiba por que ela é tão popular e benéfica
A maca, raiz nativa do Peru, é uma planta peruana cultivada nas montanhas dos Andes. Ela é um ingrediente comum na culinária peruana, e confere aos pratos um sabor terroso. A planta da raiz de maca pode ser moída em pó e adicionada a refeições ou smoothies, por exemplo. E, além de seus usos culinários, a maca peruana também pode ter vários benefícios à saúde.
Mas, antes de falar sobre as suas vantagens, vamos te contar mais detalhadamente o que é a maca peruana: a planta da maca, conhecida cientificamente como Lepidium meyenii, às vezes também é chamada de ginseng peruano. Ela cresce principalmente nos Andes do centro do Peru, em condições adversas e em altitudes muito altas – acima de 4.000 metros.
A maca é um vegetal crucífero e, portanto, relacionado a brócolis, couve-flor, couve e couve. Possui uma longa história de uso culinário e medicinal no Peru, e a principal parte comestível da planta é a raiz, que cresce no subsolo. Existe ainda em várias cores, variando de branco a preto.
A raiz da maca é geralmente seca e consumida na forma de pó, mas também está disponível em cápsulas e como um extrato líquido. O sabor do pó da raiz da maca, que algumas pessoas não gostam, foi descrito como terroso e noz. Muitas pessoas adicionam aos seus smoothies, aveia e doces.
Para que serve a maca peruana
A maca peruana contém altos níveis de ferro e iodo para promover células saudáveis e ajudar a manter seu metabolismo nos níveis ideais. Suas grandes doses de potássio ajudam na digestão e deixam os músculos felizes. E, ainda, a maca também é rica em cálcio, aminoácidos, vitaminas e minerais.
Assim, os benefícios da maca peruana são muitos! E alguns exemplos você confere a seguir:
Pode aumentar o desempenho esportivo e a energia
O pó da raiz de maca é um complemento popular entre fisiculturistas e atletas. Assim, a maca peruana é bastante usada para ajuda a ganhar músculos, aumentar a força, aumentar a energia e melhorar o desempenho do exercício. Além disso, alguns estudos indicam que ela melhora o desempenho de resistência.
Aumenta a libido
O desejo sexual reduzido é um problema comum entre os adultos. Consequentemente, o interesse em ervas e plantas que naturalmente aumentam a libido é grande. E o benefício mais conhecido da raiz da maca é o seu potencial para aumentar a libido. Existem algumas evidências científicas para apoiar esta afirmação. Por exemplo, um estudo mais antigo de 2002 descobriu que homens que tomavam 1,5 ou 3 gramas de maca peruana por dia experimentaram aumento da libido em comparação com aqueles que receberam um placebo.
Pode melhorar o humor
Vários estudos mostraram que a maca peruana pode melhorar o humor. Isso porque ela tem sido associada à redução da ansiedade e dos sintomas de depressão, principalmente em mulheres na menopausa. A maca contém compostos vegetais chamados flavonóides, que foram sugeridos como sendo pelo menos parcialmente responsáveis por esses benefícios psicológicos.
Combate aos radicais livres
A raiz da maca também promove antioxidantes naturais no corpo, como glutationa e superóxido dismutase. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, que podem danificar as células do corpo. Algumas pesquisadores acreditam que os antioxidantes podem ajudar a prevenir algumas condições de saúde, incluindo doenças cardíacas e câncer.
Pode melhorar o aprendizado e a memória
A maca peruana pode melhorar a função cerebral, e tem sido tradicionalmente usada por indígenas no Peru para melhorar o desempenho das crianças na aprendizagem. Pesquisadores sugerem ainda que poderia ser útil no tratamento de condições que afetam esses processos da memória, como a doença de Alzheimer.
Como tomar maca peruana
A maca peruana é fácil de incorporar à sua dieta. Os peruanos secam a maca naturalmente e depois fervem e bebem o suco. Como suplemento, a maca é vendida como um pó que você pode adicionar a alimentos ou bebidas. Ela também pode ser encontrada como gelcaps. A dose ideal para uso medicinal não foi estabelecida. No entanto, a dosagem do pó da raiz da maca usada nos estudos geralmente varia de 1,5 a 5 gramas por dia.
Atualmente, a maca peruana não está associada a nenhum risco à saúde na maioria das pessoas e é improvável que cause efeitos colaterais em doses moderadas. No entanto, devido ao seu efeito sobre os hormônios, as pessoas com problemas de tireóide devem evitar tomar maca. Também é melhor evitar tomar maca ao realizar tratamentos que modificam os níveis hormonais, como tratamentos para câncer de mama.
Então, agora que você já sabe como a maca peruana funciona, explore seus benefícios! Só não esqueça de consultar o seu médico para saber qual o melhor método para as suas necessidades!