BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Melatonina: como funciona, efeitos e mais!

Ter uma boa noite de sono é algo essencial para que se tenha uma boa saúde, pois é quando estamos dormindo que o corpo é capaz de repor as energias gastas ao longo do dia. Por isso, pessoas que não dormem direito, que tem problemas de insônia ou sono leve demais muitas vezes não conseguem ter um bom dia de trabalho, não conseguem se concentrar direito nas suas tarefas e outros problemas que acabam tendo por causa da falta de uma rotina de sono adequada.

Em alguns casos é necessário procurar ajuda médica para que ele avalie como é a melhor forma de tratar esse problema. Em alguns casos um dos tratamentos é com a Melatonina, também conhecida como hormônio do sono e que vamos explicar mais sobre suas funções e benefícios neste artigo. Confira!

 

O que é a melatonina?

melatonina

A Melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo durante a noite. Para que ela seja produzida é necessário que o ambiente esteja totalmente escuro, por isso seu pico de produção é maior durante a noite, por volta das 23h às 3h da manhã. Ela é desenvolvido na região central do cérebro e tem como função ajudar no sono profundo sem interrupções e com maior chances de descanso e recarga de energias.

Mas mesmo que a sua produção seja maior no período noturno, se houver muito exposição à luz no período da noite, pode contribuir para a insônia, assim como estar em locais mais escuros durante o dia pode provocar mais escuros durante o dia pode causar sonolência ao longo do dia.

 

Deficiência de Melatonina

melatonina

Existem alguns casos que podem contribuir para que exista uma dificuldade de produção de melatonina. Assim como alguns hábitos podem acabar contribuindo para que que ela não seja produzida em quantidades adequadas para uma boa noite de sono, como utilizar celulares e computadores até muito tarde, pois a luz deles atrapalha o processo, assim como assistir televisão nesse período.

Pessoas idosas, por exemplo, têm mais dificuldade em produzir o hormônio de maneira natural, pessoas que trabalham durante a noite e dormem durante o dia, também não produzem muita melatonina. Entre outros motivos que podem levar uma pessoa a ter dificuldade em produzir o hormônio e assim ter que optar por utilizar a sua versão sintética, que deve ser recomendada por um médico.

 

Hormônio Sintético

Para solucionar os problemas de falta de sono e assim ajudar que as pessoas durmam bem e consigam descansar o suficiente, existe a opção de utilizar a Melatonina Sintética. No Brasil para comprar a o hormônio sintético é preciso que se tenha uma receita médica para que seja feita de maneira manipulada em farmácias e laboratórios, pois sua venda não pode ser feita de maneira indiscriminada. Antes de ter direito a receita o médico poderá fazer um exame clínico ou até mesmo um exames para medir a taxa de hormônios no seu organismo. Isso irá variar de pessoa a pessoa.

Porém em alguns países, como nos Estados Unidos, é possível comprar a Melatonina como suplemento natural em qualquer farmácia e sem a necessidade de recomendação médica. Mas nem sempre o produto comprado fora do país pode ser trazido para o Brasil sem a receita. Então é preciso estar ciente dessas condições antes de comprar.

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre a Melatonina, nos deixe um comentário!


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *