Nota Legal DF- aprenda como funciona, como consultar e muito mais, de forma super fácil!
Veja de forma simples como funciona a nota legal do distrito federal(nota legal df) , explicamos tudinho
Quem se mudou ha pouco tempo para Brasilia, ou distrito federal, pode ter dúvidas sobre como funciona o programa nota legal, como pedir e até consultar.Para essas pessoas é que vamos explicar aqui direitinho como ela funciona, e como se pode pedir.Vamos lá? Confira:
O que á a nota legal df ?
Bom, basicamente, o programa Nota Legal – http://www.notalegal.df.gov.br/ – funciona de forma parecidea com a nota fiscal paulista, mas é feito para quem mora no Distrito Federal. Ele também é um incentivo para que os cidadãos exijam nota fiscal do estabelecimento comercial onde fizeram alguma compra de produtos ou serviços.
Como funciona a nota legal df
Ao realizar a compra em qualquer estabelecimento comercial, o cliente pede a nota fiscal, e informa seus dados e cpf. O que ocorre é que essas notas tem como vantagem o retorno de 30% do ICMS recolhido pelo comércio. Assim os consumidores que exigirem a nota legal terão uma pequena quantidade de seus gastos devolvidos em créditos. Eles podem usar os créditos para abatimento no IPTU e IPVA.Bacana não é?
Como se inscrever no nota legal – empresa
O Cadastro no Nota Legal é automático, a partir da primeira data de aquisição no LFE de empresa participante e com a indicação do CPF/CNPJ do consumidor.A empresa participante deve transmitir à Secretaria de Fazenda os dados da aquisição e do consumidor até o final do mês subsequente pelo LFE.O contribuinte deve consignar mensalmente, no Livro Fiscal Eletrônico – LFE, os documentos fiscais emitidos com números de CPF/CNPJ e efetuar os respectivos pagamentos do imposto.
Como se inscrever no nota legal – consumidor
Para fazer parte do programa, o consumidor deve exigir o registro do seu CPF ou CNPJ na notinha fiscal emitido pelo estabelecimento.Na primeira compra, ele já está automaticamente inscrito. Já para consultar, acompanhar, utilizar créditos e registrar reclamação, o beneficiário deverá incluir suas informações cadastrais na internet através do site do programa Nota Legal DF.
Para acessar clique no endereço:http://www.notalegal.df.gov.br/
Na esquerda, você clicará no botão “primeiro acesso”.Preencha seus dados e ok!
Como consultar saldo do nota legal
Para consultar o saldo é só acessar o site, clicando aqui:http://www.notalegal.df.gov.br/
Informe seu CPF ou CNPJ, depois ele pedirá a senha escolhida no ato do cadastro, desta forma você irá acessar o sistema e poder conferir e resgatar seus créditos, veja a tela abaixo:
Se você ainda tem duvidas ou dificuldades de acesso ou porventura tem problemas com a senha da Nota Legal, o site conta com uma central completa de atendimento que poderá solucionar qualquer problema que vier acontecer.
Conclusão
Bem pessoal, espero que tenham gostado de nossas dicas, e que agora vocês não deixem de exigir a nota fiscal aí no distrito federal,ok?
Isso ajuda a combater a sonegação e faz com que nosso país cresça rumo ao futuro.
Se você tem dúvidas ou sugestões, favor deixar nos comentários! E se você achou o artigo útil, que tal clicar ali na nossa caixinha do Facebook?