BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

O que é carteira de trabalho digital?

Ministério do Trabalho lança a Carteira de Trabalho Digital, com o intuito de agilizar alguns serviços e disponibilizar o fácil acesso às informações trabalhistas à todos os cidadãos. 

O Governo tem visado melhorar o acesso às informações de seus serviços e com isso vem desenvolvendo várias ações nesse âmbito. Uma delas é a criação da Carteira de Trabalho Digital

A CTPS digital é um aplicativo desenvolvido pela Dataprev que possibilitará o fácil acesso à informações contidas na Carteira de Trabalho. Com ele, o trabalhador pode consultar dados e histórico rapidamente. 

Esse aplicativo faz parte da plataforma Emprega Brasil, que visa digitalizar e facilitar a vida do cidadão. O MTE aposta no uso da tecnologia e conectividade acabar com a burocracia e aumentar a empregabilidade no Brasil. 

A aposta do MTE em tecnologia tem intuito de modernizar a prestação do serviço do Governo para a população. Acredita-se que com isso haverá uma significativa queda de custos e aumento da acessibilidade. 

Funcionalidades da Carteira de Trabalho Digital

carteira de trabalho digital

Na prática, a Carteira de Trabalho Digital terá como principal função a facilidade em acessar informações. Como o número da Carteira de Trabalho, número do PIS e informações referentes às questões trabalhistas. 

Também será possível consultar contratos de trabalho, tanto atual como anteriores e tudo referente a eles. Isso acontece devido a integração de vários bancos de dados do Governo que disponibilizarão informações.

Através do aplicativo será possível também solicitar a primeira e segunda via da carteira de trabalho. Além de acompanhar o andamento da solicitação e agendar sua retirada. 

Inicialmente, a CTPS digital não irá substituir a impressa. Por enquanto ainda será necessário apresentar a original em situações de contratação trabalhista ou baixa de contrato de trabalho. 

Para casos como saque do Fundo de Garantia por rescisão contratual e entrada no Seguro-Desemprego, por exemplo, também continuará sendo necessária a apresentação da CTPS original.

A Carteira de Trabalho Digital também não poderá ser usada como documento de identificação civil. Para esses casos ainda continuará sendo necessário a apresentação do documento físico. 

Como acessar a Carteira de trabalho Digital

Para ter acesso à Carteira de Trabalho Digital é necessário baixar o aplicativo no seu celular. Ele está disponível na loja virtual de App para Android e IOS. É grátis, assim como a CTPS física.

É necessário ficar atento, pois existem alguns aplicativos não oficiais, criados por outros desenvolvedores. Além de não darem acesso às informações que você precisa, podem solicitar dados pessoais e usá-los indevidamente. 

O Governo Federal criou o site acesso.gov, que é uma plataforma integrada que permite ao cidadão ter acesso a todos os serviços públicos digitais com um único usuário e senha. 

Após baixar o aplicativo CTPS Digital, se você já tiver um cadastro no Portal do Cidadão, é só clicar em entrar e usar a mesma senha. Caso você ainda não seja cadastrado, será necessário clicar em “primeiro acesso” e se cadastrar. 

Para realização do cadastro você precisará dos dados da sua CTPS e Previdência Social, além de CPF, data de nascimento, nome completo, nome da mãe, e-mail e número do seu celular com DDD. 

Depois de informar seus dados, o sistema já contará com todas as informações existentes no banco de dados do Governo. Em seguida você será direcionado para um questionário. 

Neste questionário contarão cinco perguntas referentes seu histórico trabalhista. Caso você acerte pelo menos quatro delas, será gerada uma senha provisória e você poderá começar a usar o aplicativo. 

Caso você não consiga acertar pelo menos quatro perguntas, será necessário aguardar um prazo de 24 horas. Você poderá acessar novamente e responder outro questionário ou entrar em contato com a central 135.

Gostaram das informarções? Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *