Óleo de pinho: mais do que uma bela fragrância para o ambiente?

O óleo de pinho puro contém muitos ingredientes ativos e deve até deixá-lo de bom humor. Mas o que realmente está por trás do pinheiro?

O óleo de pinheiro é conhecido por seu aroma relaxante. Ele tem sido usado em residências como uma fragrância para ambientes durante anos, às vezes com um difusor de aromas. Mas o óleo de pinheiro tem muitos outros efeitos; o bom humor é apenas um deles.

O que é óleo de pinheiro?

O pinheiro, também conhecido como arbe ou pinheiro suíço, pode atingir uma altura de até 25 metros e uma idade de 1000 anos. Além do fato de que a madeira com cheiro aromático é frequentemente usada para móveis, as sementes e os cones também são usados ​​na indústria alimentícia – principalmente para fazer aguardente e licores com eles. No campo da naturopatia, o óleo de pinheiro é usado tanto interna quanto externamente.

Origem e produção de óleo de pinheiro

A árvore rara e protegida da família dos pinheiros é nativa dos Alpes austríacos e das montanhas dos Cárpatos e cresce lá a uma altitude de 1.500 a 2.500 metros. Seu óleo é popular há muito tempo por causa do cheiro balsâmico característico de pinho quente e é frequentemente usado em aromaterapia.

Se a madeira é processada na serraria para a produção de móveis, os subprodutos que surgem são usados ​​para extrair o óleo de pinheiro – aparas de madeira, cones e agulhas. O óleo essencial é então obtido por destilação a vapor. Para um litro de óleo de pinheiro puro, são necessários cerca de 100 kg de material vegetal.

Ingredientes de óleo de pinheiro

O óleo de pinheiro contém uma variedade de ingredientes que supostamente têm efeitos benéficos. Os mais importantes são:

  • Refrigerante;
  • Terpinoleno;
  • A-pineno;
  • Myrcene;
  • Cineal.

Possíveis efeitos do óleo de pinheiro

Alguns desses ingredientes teoricamente têm um efeito antibacteriano. Isso poderia torná-los úteis para uma ampla gama de aplicações, mas ainda faltam estudos com resultados claros. Nem foi provado que o óleo de pinheiro tem um efeito claramente positivo em outras queixas físicas ou psicológicas.

Os valores empíricos da medicina natural tradicional não são representativos aqui. Qualquer pessoa com séculos de experiência e que não necessite de testes clínicos e estudos científicos bem fundamentados pode testar a eficácia do óleo de pinheiro. Porque sempre cheira bem.

Se os óleos essenciais forem usados ​​em ou como medicamentos, sempre surge a questão de sua eficácia. As propriedades frequentemente descritas de antiinflamatório, antibacteriano e asséptico certamente se aplicam a muitas substâncias.

No entanto, muitas vezes a questão é de onde vêm essas descrições. Frequentemente, essas propriedades são derivadas tradicionalmente ou apenas determinadas “em um tubo de ensaio” e não podem ser simplesmente transferidas para uso humano. 

Na concentração adequada, o vinagre também é antibacteriano, por exemplo. Portanto, informe-se suficientemente sobre o produto e é melhor falar com um profissional alternativo ou médico.

Uso interno de óleo de pinheiro

Em combinação com outros óleos perfumados, como limão, laranja ou tangerina, o óleo de pinheiro tem um efeito encorajador e até mesmo de melhorar o humor.

Lâmpadas de fragrâncias ou vaporizadores são os melhores para preencher toda a sala com um cheiro agradável. Diz-se que inalar os vapores essenciais limpa o trato respiratório superior e neutraliza resfriados.

Dificuldade em dormir

Por outro lado, fala-se também de um efeito calmante no organismo. Algumas gotas de óleo de pinheiro na lâmpada de fragrância ou no travesseiro devem ajudar se você tiver problemas para adormecer.

Hormônios da felicidade

Diz-se também que o óleo de pinheiro tem um efeito na produção de dopamina no organismo humano, que está significativamente envolvida na sensação de felicidade. Consequentemente, o perfume também deve ter um efeito positivo em nosso bem-estar mental.

Cura 

Embora algumas fontes desaconselham o consumo de óleo de pinheiro, há defensores que o recomendam – na forma de cura com óleo de pinheiro puro. Neste caso, uma gota do óleo essencial deve ser dissolvida em água morna junto com uma colher de mel e bebida. No entanto, como as opiniões divergem, é melhor consultar um médico ou um profissional alternativo antes de tomar.

Nessas áreas, o óleo de pinho tem um efeito benéfico no bem-estar:

  • torna a respiração mais fácil;
  • expectorante;
  • anti-inflamatório;
  • alivia o estresse;
  • aumenta a circulação sanguínea;
  • tem um efeito de melhoria do humor;
  • purifica o ar que respiramos;
  • alivia resfriados;
  • desperta os espíritos;
  • liga cheiros ruins;
  • afasta insetos e mariposas.

Uso externo de óleo de pinho

O desconforto muscular pode ser aliviado adicionando quatro gotas do óleo essencial à água do banho com um pouco de sal marinho. Além das mariposas, o óleo de pinho também afugenta os ácaros. Para isso, você pode molhar um lenço com duas gotas da essência e colocar no armário.

  • Como um componente do óleo de massagem, ele neutraliza os músculos doloridos e a tensão muscular;
  • Como um aditivo para o banho, alivia a dor nos nervos;
  • Repele os ácaros da poeira.

Você deve evitar óleo de pinho nessas áreas

Antes de usar o óleo de pinho externamente – como com todos os outros óleos essenciais puros – teste sua tolerância em um ponto da pele. Após cerca de 24 horas, deveria ter sido demonstrado, no máximo, se você é alérgico a ela (por exemplo, com pústulas, vermelhidão ou erupções na pele).

Caso contrário, nada o impede de utilizá-lo sempre em doses baixas. Mulheres grávidas, bebês e crianças devem evitar completamente o uso de óleo de pinho, pois pode causar irritação ou efeitos colaterais imprevistos.

Compre óleo de pinho: preste atenção à qualidade

Em contraste com rótulos como óleo de pinho “idêntico à natureza” ou “óleo perfumado”, apenas o óleo de pinheiro puro cumpre os modos de ação possíveis. Uma vez que o pinheiro não pode ser fertilizado ou pulverizado, é sempre um produto puramente natural de qualidade orgânica.

Os pinheiros são extremamente raros e, portanto, estão sob proteção da natureza, muitas vezes têm vários séculos de idade. Isso os torna fornecedores extremamente valiosos. Você deve, portanto, garantir a melhor qualidade possível, o nome correto de Pinus cembra e usar óleo de pinho suíço com moderação.

Redacao como fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *