Organograma: o que é? pra que serve?
O nome pode parecer complicado, mas o organograma vai servir literalmente para você descomplicar sua organização empresarial. Saiba o que é e pra que serve
Uma empresa de pequeno, médio e principalmente de grande porte demanda uma organização impecável, devido ao grande número de funcionários, cargos e setores. Além disso, uma empresa deve ter muito bem definido aos seus colaboradores os níveis hierárquicos que devem ser respeitados. Mas como se organizar tão bem? O que pode me ajudar? A resposta é simples: o organograma. Essa espécie de gráfico, feito por meio de programas que você já tem instalado no seu computador será a ferramenta perfeita para estruturar virtualmente toda sua organização. Entenda melhor o que é e para que serve.
O que é organograma?
O organograma é semelhante a um diagrama (gráfico) e serve para ilustrar as relações hierárquicas dentro de uma instituição ou empresa. Ele também é utilizado para estabelecer a divisão dos setores dentro de uma organização. Por exemplo: a gerência é submissa às ordens da diretoria, os supervisores respondem às ordens da gerência e da diretoria e assim por diante.
Pra que serve um organograma?
Em suma o organograma é utilizado para facilitar a leitura e o entendimento das divisões dentro de uma empresa. É muito utilizado pela gerência e pelo setor de Recursos Humanos (RH) quando vão dar palestrar e orientar os funcionários, pois o organograma é uma ferramenta para que todos conheçam como funcionam as relações da empresa e sua estrutura, permite inclusive, identificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de sua análise.
Quais os tipos de organograma?
Abaixo os organogramas mais utilizados.
Organograma clássico: é o mais utilizado para expor a hierarquia dentro de uma empresa.
Organograma circular: muito importante utilizar esse tipo de organograma para ressaltar o trabalho em grupo, onde todos são classificados de forma igual, ao contrário do organograma clássico
Organograma horizontal: esse gráfico é organizado de forma a fim que todos fiquem em um mesmo nível. Pode ser usado para definir a hierarquia de uma empresa, e é utilizado para quem deseja suavizar as diferenças e estreitar os laços entre os setores.
Os organogramas são feitos no Microsoft Word ou no Excel, não é uma tarefa complicada, basta ter conhecimento básico em informática. Todo bom administrador que preza o crescimento de sua empresa deve conhecer ferramentas como essa a fim de explorar todas as possibilidades e capacidades de seus funcionários. Um colaborador bem informado trará maiores resultados e saberá a quem se dirigir quando desejar colaborar com soluções para possíveis problemas.
Curtiu a matéria? Você já fez ou viu um organograma? Conte pra gente sua experiência ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.Já falamos aqui também sobre como fazer o seu curriculum vitae, sugiro a leitura do artigo!
Espero ter ajudado e até a próxima.
Organograma ajuda muito na hora de fazer algumas explicações