Piercing no tragus: cuidados, fotos e mais!
O piercing no tragus está fazendo sucesso entre as pessoas que gostam de modificação corporal. Trata-se de uma perfuração na orelha, feita com o objetivo de colocar uma pequena joia no furo.
O tragus é uma parte da orelha que fica localizada diretamente na frente do canal auditivo. O processo de perfuração desta área costuma ser doloroso, bem como outras modalidades de piercing.
O piercing no tragus deixa a orelha charmosa e delicada, por isso ele é um tipo de modificação corporal praticado com mais frequência por mulheres. A joia escolhida pode ser um simples piercing de argolinha, uma bolinha discreta ou uma pedra brilhante.
A moda de usar piercing no tragus está conquistando aos poucos as brasileiras, mas no exterior já se tornou uma febre. Esta modificação corporal ganhou adeptas como Rihanna e Scarlett Johansson.
Como o piercing no tragus é colocado?
O primeiro passo para colocar piercing no tragus é procurar um profissional capacitado. Ele precisa trabalhar em um ambiente higienizado, ou seja, que esteja de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
A perfuração do piercing no tragus é feita numa área que fica acima do lóbulo da orelha, mais precisamente entre o ouvido e a parte de colocar o brinco comum. Esta região é bem dura por causa da cartilagem. Desta forma, para fazer o furo, é necessário passar o cateter de um lado para o outro.
A dor no momento da perfuração é inevitável, afinal, o cateter nada mais é do que um sistema formado por uma agulha extremamente afiada. Mas, o procedimento é realizado de forma simples e rápida.
A joia é aplicada na orelha junto com a agulha e, em seguida, acontece a remoção do cateter. A recomendação é de não trocar de joia por 40 dias. O tempo de cicatrização varia de 2 a 12 meses.
Cuidados com piercing no tragus
Confira a seguir alguns cuidados que precisam ser tomados para que o piercing no tragus não prejudique a saúde:
• Antes de colocar piercing no tragus, procure conhecer a experiência e a reputação do estabelecimento.
• Todo cuidado com a higiene é pouco, afinal, o risco de infecções depende do grau de esterilização do equipamento utilizado e da joia aplicada.
• Após a perfuração, é necessário se preocupar com a cicatrização. Os próximos 30 dias são essenciais para o processo.
• O local perfurado precisa ser sempre higienizado, com solução de água salgada, até que esteja totalmente curado. É recomendado não limpar com álcool.
• A orelha não deve ser pressionada, caso contrário, aumentam as chances de dor e inflamação.
• É muito importante tomar cuidado na hora de escovar o cabelo para acabar não puxando o piercing.
• Cuidar da alimentação é fundamental para não desenvolver uma inflamação. O cardápio não deve conter alimentos de origem industrial, carne de porco e frutos do mar.