Pronatec 2017: cursos, inscrições e mais!
Saiba tudo sobre o Pronatec 2017, um programa do Governo Federal que estimula a qualificação profissional de milhares de brasileiros. Entenda como funcionará a nova fase e conheça as principais mudanças.
As empresas estão cada vez mais exigentes com os seus funcionários. Elas procuram pessoas qualificadas e preparadas para encarar os desafios de cada função. Com o objetivo de gerar oportunidades educacionais aos trabalhadores, o governo criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
O que é o Pronatec?
A história do Pronatec começou em 2011, quando a presidenta Dilma Rousseff resolveu instituir um programa para ampliar o acesso à educação profissional e gerar empregos.
O Pronatec foi criado com objetivos bem claros, como expandir o ensino profissionalizante e tecnológico no Brasil, levar cursos aos lugares mais remotos e qualificar a mão-de-obra para o mercado de trabalho.
Nos quatro primeiros anos, o Pronatec se comprometeu em oferecer 8 milhões de vagas em todo o país. Em 2015, a meta foi renovada e prometeu abrir 12 mil oportunidades por meio do Pronatec 2.0, porém, o governo não conseguiu cumprir a promessa por causa da crise econômica.
Como funciona o Pronatec?
As vagas gratuitas do Pronatec são abertas em parceria com Senai, institutos federais, escolas técnicas e instituições privadas. Os alunos frequentam às aulas sem qualquer tipo de custo. Em alguns casos, ainda recebem material didático, uniforme, auxílio alimentação e transporte.
Durante a gestão de Dilma Rousseff, o Pronatec tinha como propósito atender, sobretudo, pessoas que viviam em situação de fragilidade socioeconômica.
Cursos do Pronatec
De 2011 a 2016, o Pronatec ofereceu vagas para cursos gratuitos de duas modalidades:
Formação Inicial e Continuada (FIC): cursos de curta duração e focados na demanda do mercado de trabalho. O portfólio do Pronatec contava com mais de 600 opções, distribuídas em 13 eixos tecnológicos. Eletricista, caldeiro, mecânico, operador de computadores, cozinheiro, confeiteiro, garçom e costureiro são apenas algumas opções de cursos FIC.
Ensino Técnico: o ensino técnico subsequente, que acontece após a conclusão do ensino médio, também era uma outra modalidade do Pronatec. Neste caso, os cursos tinham uma duração maior, ou seja, com carga horária superior a 800 horas.
Os brasileiros, beneficiados pelo Pronatec, tiveram a chance de escolher entre mais de 200 cursos técnicos gratuitos. Entre os títulos mais populares, vale destacar: Logística, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Fabricação Mecânica, Administração e Informática.
Mudanças no Pronatec 2017
A situação econômica do Brasil e a troca de presidente desencadearam mudanças no Pronatec 2017. O programa deixou de gerar oportunidades para todas as idades e resolveu focar numa reforma do Ensino Médio.
O novo Pronatec, batizado de Médiotec, foi lançado por Michel Temer no dia 20 de dezembro de 2016. O programa usará R$700 milhões para criar 82 mil vagas de formação técnica para estudantes do ensino médio. Em sua nova fase, o Pronatec estimulará o Ensino Técnico concomitante.
Inscrições Médiotec
Não se sabe ainda como funcionará o sistema de inscrições do Médiotec. Contudo, já se sabe que a parceria com institutos federais e sistema S será mantida em todo o país.
E aí? O que você achou da nova proposta do Pronatec 2017? Deixe um comentário com a sua opinião.