Qual é o objetivo de uma avaliação imobiliária?
Você já teve que fazer uma avaliação imobiliária na sua residência mas nunca entendeu o seu real objetivo?
Muitas pessoas já ouviram que seria necessário realizar uma avaliação do seu imóvel, mas não fez porque não entende o que é isso e qual é a sua função.
Portanto, continue lendo o artigo para saber qual o objetivo de uma avaliação imobiliária.
Leia Também – Compre seu imovel na Imobiliária Otimóveis
Qual é o objetivo de uma avaliação imobiliária?
Quando você quer comprar um imóvel, você quer saber se ele vale realmente o valor que você vai pagar, certo?
Em geral, há uma certa expectativa de acordo com o estado do imóvel, suas características, sua localização, e o seu preço.
Mas, o que garante que o valor do imóvel está justo de acordo com o mercado imobiliário?
Ainda, se você quiser vender o seu imóvel, como saber qual é o seu real valor para poder colocá-lo no mercado imobiliário?
Para isso serve a avaliação imobiliária. Pois, essa ação tem como objetivo avaliar o seu imóvel para lhe atribuir o seu valor real.
E isso pode ser feito na hora de vender ou comprar um imóvel, para facilitar a negociação, ou também em outros casos, como por exemplo para conseguir um financiamento, ou em caso de indenizações.
Pois, quando você avalia o seu imóvel corretamente, é como se você tivesse uma prova, para saber que o valor do imóvel está justo e condizente com o mercado.
E isso aumenta muito as suas chances de venda. O mesmo vale se você está procurando imóvel, pois é muito mais confiável comprar um imóvel que possui um laudo de avaliação comprovando o seu valor.
Sendo assim, é uma maneira de você ter uma garantia que aquele valor está correto e justo, lhe dando uma segurança a mais.
Afinal, quando você define o valor de um imóvel, é preciso levar em consideração muitos fatores.
Desde a localização, até o tamanho e o estado de conservação do imóvel. E para isso, é preciso fazer uma avaliação completa que leve em consideração todos esses fatores para chegar a um valor final.
Portanto, a avaliação deve ser feita de acordo com a ABNT NBR 14653 para que todos os critérios corretos, sejam levados em consideração.
Como fazer a avaliação imobiliária?
Como foi falado anteriormente, para que a avaliação seja feita de maneira correta, ela deve seguir as recomendações técnicas de uma norma ABNT.
Por isso, é preciso que a pessoa responsável por essa avaliação seja um profissional especializado no mercado imobiliário e na avaliação de imóveis.
Portanto, diversos profissionais podem fazer esse serviço, mas um dos principais é o perito avaliador de imóveis.
Pois, é um profissional que estuda especificamente para realizar esse serviço, sabendo até mesmo a norma de cabeça.
Então, a primeira coisa a se fazer é chamar um desses profissionais qualificados para fazer o serviço, para que este seja confiável.
Com isso, a avaliação será feita analisando diversos fatores que afetam o valor de um imóvel, como por exemplo a sua localização.
Afinal, a localização de um imóvel afeta diretamente o seu valor, de acordo com as áreas de lazer próximas, com a mobilidade e a segurança da região.
Mas, além disso, o profissional é treinado para avaliar também, não apenas o tamanho do imóvel e número de cômodos, mas a estrutura da casa.
Ou seja, o estado de conservação em que se encontra o imóvel, e que faz diferença no seu valor final.
Para isso, deve-se fazer uma análise da estrutura da casa, como por exemplo das paredes, do telhado, do encanamento e de toda a parte elétrica.
Pois, são esses detalhes que fazem a diferença na hora de alguém escolher comprar um imóvel, a sua conservação.
Ainda, é feita também uma avaliação de acordo com as disposições dos cômodos e até mesmo a decoração e mobílias da casa.
Portanto, não é difícil entender porque é preciso um profissional capacitado para fazer esse serviço.
Conclusão
Então, agora você sabe qual é a importância e o objetivo de uma avaliação imobiliária na hora de comprar ou vender um imóvel.
Por isso, é muito importante contratar um profissional capacitado para fazer esse serviço e ter um resultado confiável.
E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui o seu comentário.