BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Rosqueadeira Elétrica: O que é? Para que serve?

Infelizmente muitas vezes não encontramos informações na internet suficiente para isso (e muitas vezes estão erradas e incompletas). Mas hoje, nós aqui do blog, resolvemos dedicar um tempo e escrever o que é e para que serve uma rosqueadeira elétrica. Fique conosco e boa leitura!

 

Em obras de construção civil na confecção de roscas é que são utilizadas as rosqueadeiras. Elas são muito usadas quando há a necessidade de fazer encanamentos contra incêndios ou para a instalação hidráulica de um sistema hidráulico (por exemplo).

 

Em casos como esses, você já deve saber que muitas tubulações possuem comprimentos específicos para cada projeto (largura diferente, por exemplo), e por conta disso é necessário que seja cortado em diversos tamanhos de acordo com a necessidade. E para essas roscas que são feitas, é que a rosqueadeira elétrica entra em ação.

rosqueadeira eletrica

E quais são os materiais que essa ferramenta por ser usada?

  • Aço Carbono;
  • Aço Inox;
  • Ferro;
  • Cobre.

Um dos materiais mais comuns que são utilizados na construção civil são os tubos de aço de carbono galvanizado, e por conta disso é um dos que mais se utilizam rosqueadeiras elétricas. Outro material muito comum são os tubos industrializados, pela necessidade de que sejam feitas novas roscas.

Rosqueadeira Elétrica: Como Funciona?

Como já dissemos acima, ela basicamente tem a funcionalidade de fixar o tubo e fazê-lo girar para então confeccionar a rosca. E durante esse processo, a rosqueadeira elétrica também tem a função de lubrificar o cano com óleo mineral feito exclusivamente para essa finalidade.

 

É importante ressaltar que esse óleo precisa ser extremamente indicado e de boa qualidade para que a rosca seja perfeita.

 

Mas como funciona?

 

Agora que você já sabe o que é e para que serve essa ferramenta, chegou a hora de saber o funcionamento dela, que apesar de ser bem simples, é necessário um pouco de atenção para manusear.

 

Já os cosinetes tem a responsabilidade do trabalho com as roscas, e de maneira geral trabalham com 2 padrões de roscas para tubos, incluindo vedação através das seguintes conexões abaixo:

  • NPT: Essa é uma norma norte-americana que é sugerida para tubulações de gás, por haver a necessidade de maior vedação;
  • BSPT: Essa é a norma brasileira para roscas de vedações.

Obs: Existem outras normas para o controle, entretanto essas são as mais comuns quando precisamos usar a rosqueadeira elétrica em tubulações.

Assista ao vídeo abaixo e entenda um pouco mais como elas funcionam:

https://www.youtube.com/watch?v=iyHEggXGDBE

Abaixo vou deixar as marcas mais populares no mercado, com elas é garantia! Confira:

  • Merax;
  • Ferrari;
  • Ridgid;
  • Tander.

Caso tenha alguma dúvida ainda, deixe abaixo nos comentários que nós entraremos em contato o mais rápido possível para ajudar. Sugerimos também dar uma olhada no manual, lá é possível sanar diversas dificuldades na utilização da ferramenta.

Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares, isso vai nos ajudar muito a manter esse blog com conteúdo atualizado.

 


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *