Saiba quais são os cursos do Pronatec
Conheça tudo sobre os cursos do pronatec, como funcionam, como se inscrever e muito mais, clique e confira!
Para os interessados terem conhecimento sobre quais são os cursos do Pronatec, eles estão disponíveis no site do programa: www.pronatec.mec.gov.br. Atualmente são oferecidos pelo Pronatec mais de 600 cursos de curta duração (de 30 a 170 horas totais) conhecidos como cursos profissionalizantes ou livres. Além deles há mais de 220 cursos técnicos, que possuem, em média, de 180 a 340 horas totais.
Estes cursos de longa duração possuem certificação no MEC, assim como estabelece a lei. Cursos profissionalizantes não são certificados pelo MEC, pois o ministério somente avalia cursos que possuam nível técnico ou superior.
Entre os cursos técnicos oferecidos estão:
- Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
- Técnico em Informática para Internet
- Técnico em Logística
- Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
- Técnico em Nutrição e Dietética
- Técnico em Segurança do Trabalho
- Técnico em Guia de Turismo
- Técnico em Massoterapia
- Técnico em Enfermagem
- Técnico em Estética
- Técnico em Secretaria Escolar
- Técnico em Óptica
- Técnico em Análises Clínicas
- Técnico em Podologia
- Técnico em Controle Ambiental
- Técnico em Design de Interiores
- Técnico em Produção de Moda
- Técnico em Informática
- Técnico em Meio Ambiente
- Técnico em Redes de Computadores
- Técnico em Farmácia
- Técnico em Podologia
- Técnico em Radiologia
- Técnico em Eventos
- Técnico em Saúde Bucal
- Técnico em Prótese Dentária
- Técnico em Rádio e Televisão
- Técnico em Hemoterapia
- Técnico em Processos Fotográficos
- Técnico em Hospedagem
- Técnico em Mecatrônica
- Técnico em Eletrônica
- Técnico em Mecânica
- Técnico em Química
- Técnico em Automação
- Técnico em Administração
- Técnico em Secretariado
- Técnico em Programação e desenvolvimento de Software
- Técnico em Web Design
- Técnico em desenho de moda
- Técnico em desenho industrial
Cursos mais procurados do Pronatec
Entre os cursos do Pronatec, os que se destacam como os mais procurados são: Técnico em informática, Técnico em controle ambiental, Técnico em auxiliar administrativo, Técnico em Farmácia, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Eventos e Técnico em Cozinha.
Como se inscrever nos cursos do Pronatec
Para se inscrever nos cursos do Pronatec não existe um sistema único de inscrição. Como as vagas são abertas em escolas públicas e estaduais, o candidato precisa ficar atento nas informações divulgadas pelas instituições assim quando o calendário é divulgado.
O melhor caminho para se inscrever, é acessar o site do Pronatec http://pronatec.mec.gov.br/ e dizer a sua localização. Em seguida, siga o passo a passo para fazer a sua inscrição.
Os cursos do Pronatec variam de acordo com a região selecionada e a data de busca, por isso vale a pena buscar em momentos diferentes, caso não encontre o curso desejado na primeira tentativa.
Benefícios do Pronatec
Os benefícios do Pronatec se resumem basicamente em poder ter acesso a um ensino 100% gratuito, ainda disponibiliza ao aluno selecionado vale transporte, vale alimentação e material didático. Ao concluir os cursos, o estudante poderá conquistar seu diploma, desde que seu aproveitamento e frequência nas aulas tenham sido suficientes para se chegar nessa etapa final.
Calendário do Pronatec para 2016
De acordo com as notícias, o calendário do Pronatec para 2016 já foi alterado pelo Governo Federal duas vezes. No cronograma original, as inscrições começariam em março, mas foram adiadas para maio. Agora, as datas foram alteradas mais uma vez e ficaram para junho.
De acordo com o novo edital publicado no Diário Oficial, o prazo de inscrição dos candidatos será entre os dias 22 e 26 de junho. Já a matrícula dos candidatos selecionados na primeira chamada está prevista para os dias 01 e 03 de julho. As aulas dos cursos técnicos devem ter início no dia 27 de julho.